O exame de Papanicolau – ou preventivo do câncer de colo do útero – é um exame bastante simples e rápido de ser realizado.
Por possibilitar o diagnóstico de células precursoras do câncer do colo de útero, esse exame é amplamente difundido no mundo inteiro.
Dentre todos os tipos de câncer, esse é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando a perto de 100% quando diagnosticado precocemente.
Existem duas maneiras diferentes de se realizar o exame e o que define qual procedimento será usado na paciente é se ela teve, ou não teve relação sexual.
Em pacientes que não tiveram relação sexual o exame é realizado da seguinte maneira:
É utilizado um cotonete na parede da vagina, em seguida o material coletado é passado em uma lâmina, colocado em um meio apropriado do laboratório e aí o material é enviado para análise.
Em pacientes que já tiveram relação sexual o exame é um pouco diferente:
É colocada na vagina uma ferramenta médica chamada espéculo, também conhecido como “bico de pato”. O espéculo é aberto até a posição correta onde seja possível a visualização direta do colo do útero.
Quando o colo é identificado é usada uma espátula chamada espátula de Ayres.
Essa espátula é usada para coletar o material de fora do colo do útero (ectocérvice).
Em seguida é usada uma escovinha cervical que é penetrada um pouco mais adentro do colo do útero, pegando a endocérvice.
Dessa forma consegue-se o material dos dois lados, das duas partes do colo do útero.
A ginecologista Albana Guerreiro, que atende na Camim Nova Iguaçu, ressalta a importância do exame de Papanicolau.
“O Papanicolau é muito difundido no mundo inteiro como o exame que possibilita a prevenção e o diagnóstico de células que podem gerar o câncer do colo de útero. Ele permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. É muito rápido e o custo geralmente é muito baixo. ” Informa a doutora.
Mulheres que possuem entre 35 a 49 anos devem ficar ainda mais alertas em relação a prevenção. Pois essas são as idades onde há maior chance de haver o acometimento do câncer de colo de útero.
Informações importantes sobre o Papanicolau
- É um exame rápido e prático.
- Serve para diagnosticar células precursoras do câncer do colo de útero.
- Deve ser realizado anualmente.
- Mesmo mulheres que não tiveram relação sexual podem fazer.
- É recomendado começar a realizar o exame a partir do ano em que começa a ter relação sexual.
- Mulheres entre 35 e 49 anos devem se manter em alertas (faixa etária onde mais ocorrem casos positivos para câncer de colo uterino).
- Mesmo quem teve o útero removido deve fazer o exame.
- Quem está na menopausa também deve fazer o Papanicolau.
Por ser silencioso durante seu estágio inicial, o câncer de colo de útero se torna ainda mais traiçoeiro. Por isso a Dra. Albana alerta para a importância de fazer o exame anualmente.
“Grande parte das mulheres trata o exame como se fosse de pouca importância. Muitas não o fazem por vergonha e até mesmo por medo. O câncer de colo de útero é silencioso, você pode apenas notá-lo quando não há mais o que fazer, quando o tratamento se torna paliativo. ” Ressalta a ginecologista.
Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo uterino são
- Idade precoce na primeira relação sexual
- Multiplicidade de parceiros
- História de infecções sexualmente transmitidas (da mulher e de seu parceiro
- Atualmente, considera-se a persistência da infecção pelo Vírus do Papiloma
- Humano (HPV) represente o principal fator de risco
- Multiparidade
- Tabagismo
- Alimentação pobre em alguns micronutrientes, principalmente vitamina C, betacaroteno e folato, e o uso de anticoncepcionais.
Como mostra o texto, o papanicolau é um exame importantíssimo para a saúde da mulher.
Não deixe sua saúde de lado. Marque já uma consulta com ginecologista na Camim mais próxima e faça anualmente o exame de Papanicolau.