Antes de começar qualquer tratamento é necessário o acompanhamento do médico especialista, neste caso, o angiologista ou o cirurgião vascular.
De acordo com as características das varizes e dos sintomas como dor, inchaço ou o aparecimento de úlceras é que o angiologista vai identificar a melhor forma de tratamento. Seja ela com técnicas de laserterapia, escleroterapia com espuma ou glicose, entre outras.
Por último, o tratamento pode incluir o uso de remédios para melhorar a circulação sanguínea e o cuidado, como evitar ficar muito tempo sentado ou de pé, pois ajuda a manter a circulação sanguínea e linfática funcionando de forma correta.
Pensando nisso, trouxemos aqui alguns tratamentos para com as varizes.
Como tratar corretamente as varizes
Radiofrequência
Sendo feita com anestesia local, parecida com a cirurgia a laser, utiliza calor dentro do vaso para fechar a variz.
Em síntese, o médico insere um pequeno cateter na veia a ser tratada, guiado por ultrassom, e depois usa radiofrequência para aquecer a sonda, para que fique quente o suficiente para causar o fechamento do vaso.
Escleroterapia com glicose
Compreende-se em aplicar glicose diretamente nas varizes e microvarizes de até 2 mm de diâmetro até que desapareçam.
No entanto, não é indicada para pessoas diabéticas, pois pode interferir nos níveis de açúcar no sangue.
Endolaser
Igualmente chamado por laser endovenoso é um tratamento em que o médico insere uma fibra óptica dentro da veia afetada e aplica o laser para fechar o vaso sanguíneo.
Tratamento natural
A princípio, tomar um comprimido de castanha da índia pode melhorar a circulação sanguínea, complementando o tratamento indicado pelo médico.
Mas atenção, deve ser tomada apenas quando indicada pelo médico.
Laserterapia
A Laserterapia é um tratamento de varizes a laser para eliminação dos vasos pequenos e médios que aparecem nas bochechas, nariz, pernas ou tronco.
O laser age convertendo a energia luminosa em energia térmica, aquecendo e desmanchando a parede do vaso sanguíneo, com um efeito rápido.
Escleroterapia com espuma
A princípio, a escleroterapia com espuma é um tratamento eficaz para varizes de pequeno porte, sendo mais indicado para os vasos de até 4 mm de diâmetro ou para as microvarizes.
Nesse sentido, é feita pelo angiologista e consiste na aplicação da espuma de polidocanol diretamente nas varizes, fechando a veia.
Cirurgia
Por último, a cirurgia é indicada para os casos mais graves onde as varizes são muito grossas, com mais de 1 dedo de tamanho.
Como resultado dos vasos grossos, a pessoa pode apresentar sintomas como inchaço nas pernas, coceira e dor, o que pode trazer complicações se não tratado.
Previna-se
Acima de tudo, faça exercícios físicos regulares, evite ficar acima do peso ideal, tente sentar e deitar com as pernas para cima e evite a pílula anticoncepcional. Procure um médico!
Venha fazer parte dessa família.
Planos a partir de R$72
Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.