Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

A mudança no tempo afeta sua saúde desde alterações no humor até a imunidade baixa. Veja neste blog as formas que ela afeta a sua saúde.

Humor alterado

Antes de mais nada, há evidências científicas de que o clima pode afetar o humor, além do céu nublado ou muita chuva.

Nesse sentido, surge o transtorno afetivo sazonal, um tipo de depressão que ocorre frequentemente no outono e no inverno.

Esse distúrbio pode ser causado por alterações no relógio biológico e no equilíbrio químico do corpo.

Durante as estações mais frias, os níveis de melatonina e serotonina, as quais regulam o humor e o sono, podem ser afetados levando à depressão. 

Dessa forma, pessoas que vivem em climas frios têm maior probabilidade de apresentar transtorno afetivo sazonal devido à menor exposição solar no outono e inverno.             

Problemas cardíacos

Ao mesmo tempo, mudanças repentinas de temperatura também podem causar problemas cardíacos. 

Por exemplo, quando a  temperatura oscila do frio para o quente, o sangue fica mais fluido e a pressão tende a diminuir.

Como resultado, é necessário mais esforço para bombear o sangue por todo o corpo.

Quando há uma mudança brusca de quente para frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva.               

Portanto, pessoas com problemas cardíacos são mais sensíveis às mudanças de temperatura.     

Doenças respiratórias 

Sobretudo para pessoas que já têm doenças respiratórias, as mudanças bruscas de temperatura são especialmente perigosas e problemas como asma e rinite podem piorar.

Ao passo que pessoas com rinite alérgica têm maior probabilidade de desenvolver sintomas respiratórios e oculares quando expostas a mudanças bruscas de temperatura.

Pacientes com a doença relatam coceira e ardor nos olhos, bem como dificuldade para respirar.  

Nos períodos marcados pelas mudanças de temperatura e pelos dias secos do inverno, beber bastante água é fundamental para ajudar a manter a umidade do muco que protege o trato respiratório.

Em conclusão, deve-se tomar a vacina contra a gripe, comer e dormir bem, vestir-se bem e deixar o ar circular em espaços fechados.