Você sabia que o sono tem duas fases distintas?

Você sabia que o sono tem duas fases distintas?

Não há nada melhor do que acordar pela manhã depois de ter uma noite de sono agradável e tranquila. Dormir bem é uma das prioridades para quem deseja levar uma vida saudável, já que o sono ajuda o corpo e a mente a se restabelecerem depois de longos períodos de atividades e contribui para melhorar o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças, manter o peso sob controle e regular a sensação de bem-estar.

Por ser uma necessidade básica do organismo, é necessário estar sempre atento à quantidade de horas dormidos e à qualidade do sono. Dessa forma, é essencial ter uma rotina pré-estabelecida, com horários regulares para dormir e acordar, inclusive nos fins de semana.

Quando estamos deitados e inativos, acontece um processo que abrange mecanismos fisiológicos em áreas distintas do sistema nervoso central. Por isso, muitas atividades acontecem no organismo, enquanto temos a impressão de estar somente descansando.

Fases do sono

Os seres humanos têm dois estágios de sono distintos: aquele que conhecido como sono não-REM, que é mais lento, e o sono REM, que tem atividade cerebral mais rápida e é quando ocorrem movimentos oculares rápidos.

O descanso inicia com o sono não-REM, formado por três fases diferentes:

  • N1 – transição da vigília para o sono mais profundo mas, ainda um sono leve
  • N2 – desconexão total do cérebro com os estímulos do mundo real
  • N3 – sono profundo, com descanso da atividade cerebral

Após a terceira etapa, o corpo entra no estágio do sono REM, quando acontecem os sonhos e a consolidação da memória. Os adultos apresentam em uma noite de sono completa quatro a seis ciclos tanto de fases de sono não-REM como de sono REM.

É fundamental evitar acordar várias vezes porque, desta maneira, todo o processo vai acontecer e a pessoa vai levantar restabelecida para um novo dia.