Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

A osteoporose diminuiu a massa óssea, apresentando ossos finos, ocos e mais sujeitos a fraturas, devido a sensibilidade que provoca.

O osso é fonte de cálcio, extremamente necessária para a execução de diversas funções como os batimentos cardíacos e a força muscular. É uma estrutura que está sempre se renovando, durante a vida toda.

Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. A osteoporose afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa, pela redução estrogênio, hormônio importante na fixação do cálcio no osso.

Nos homens, o esqueleto se mantém quase intacto até os 40 anos, já que a testosterona barra o desgaste ósseo – e, ao contrário do público feminino, suas taxas diminuem de pouco em pouco.

O que é a osteoporose?

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

É uma doença que provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio.

Conhecida como uma doença silenciosa por não apresentar sintomas tão evidentes, a osteoporose atinge no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os locais mais sensíveis e afetados pela doença são punho, coluna e fêmur, sendo este o mais perigoso.

Fatores de risco da osteoporose

  • Mulheres na pós-menopausa
  • Envelhecimento
  • Sedentarismo
  • Abuso do álcool
  • Tabagismo
  • Dieta pobre em cálcio ou vitamina D
  • Pessoas com doenças autoimunes
  • Histórico familiar.

Geralmente, a osteoporose é descoberta apenas após a ocorrência da primeira queda, pois os sintomas não são perceptíveis.

Ela pode ser diagnosticada com exames de sangue e urina ou com a densitometria óssea, que mede a densidade mineral óssea da coluna lombar e no fêmur.

Tratamento da osteoporose

A osteoporose ainda não possui uma cura definitiva, sendo uma doença que necessita de cuidados constantes.

Ela pode ser tratada por medicamentos via oral ou injetáveis, que reduzem os riscos de fraturas de forma significativa.

Exercícios físicos e alimentação balanceada, bem como a ingestão de cálcio e vitamina D, são recomendados tanto na prevenção quanto no tratamento da osteoporose.

Temos excelentes médicos para o diagnóstico e tratamento da doença em nossas unidades!