Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

A fisioterapia tem uma importância muito grande. Afinal, graças aos tratamentos fisioterapêuticos podemos tratar diversas patologias de maneira muito mais eficaz.

Alguns problemas de saúde prejudicam a funcionalidade das pessoas. E quando isso acontece, a função da fisioterapia é manter e recuperar os movimentos normais desses pacientes.

Assim, o fisioterapeuta vai fazer aplicações para que o corpo responda, e isso possibilita a retomada das funções normais do organismo, e em muitos casos tira a dor.

Importância da fisioterapia

A fisioterapia é a ciência que busca reabilitar as funções da pessoa. Logo, ela busca fazer com que as funções corporais da pessoa ocorram sem limitações ou dor.

Do mesmo modo, para trabalhar esse aspecto das funcionalidades os tratamentos fisioterapêuticos utilizam recursos físicos, como luz, calor, pressão, empuxo, tração, aplicação de ondas eletromagnéticas, etc.

Ao mesmo tempo, quando utilizamos esses recursos físicos em uma sessão de fisioterapia nós causamos respostas do corpo.

Assim, essas respostas do corpo atuam na recuperação da pessoa, fazendo com que ela siga na direção da recuperação dos movimentos normais do corpo.

A fisioterapia não é usada apenas para reabilitar pessoas.

Ao mesmo tempo ela funciona na prevenção.

São muitas as patologias que são tratadas com os tratamentos fisioterapêuticos. Dentre as principais estão: hérnia de disco, lombalgia, dor ciática, artrose do joelho, entorse do tornozelo, etc.

Recursos utilizados nos tratamentos fisioterapêuticos

  • Cinesioterapia
  • Eletroterapia
  • Termoterapia
  • Fototerapia
  • Mecanoterapia
  • Massoterapia.

Cada um desses recursos utilizados na fisioterapia tem procedimentos próprios que vamos detalhar abaixo.

1. Cinesioterapia

A cinesioterapia é a terapia pelo movimento. Nessa modalidade os movimentos dos músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico são utilizados para recuperar as funções dos mesmos. A cinesioterapia exige movimento do paciente.

Com uma torção de tornozelo, por exemplo, a cinesioterapia é usada para fortalecer a região do tornozelo, através de exercícios próprios.

2. Eletroterapia

A eletroterapia, como o nome sugere, é um recurso da fisioterapia que utiliza correntes elétricas no tratamento de pacientes.

Mas não precisa se assustar, já que essas correntes elétricas são de baixa intensidade.

A eletroterapia pode ser usada no tratamento de paralisia medular, após acidente vascular encefálico, contratura muscular, etc.

3. Termoterapia

A Termoterapia usa a mudança de temperatura para tratar diversas patologias. A mudança de temperatura nesse caso é o calor.

O tratamento por meio de Termoterapia é usado principalmente para dores musculares.

Pois com esse tratamento é possível aliviar dores e desconfortos musculares.

4. Fototerapia

Esse tratamento utiliza um aparelho que emite raios ultravioletas na pele.

A fototerapia pode ser utilizada por pessoas que sofrem de psoríase ou vitiligo.

5. Mecanoterapia

Esse recurso da fisioterapia usa aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar os músculos que não estão com a funcionalidade normal.

A mecanoterapia é indicada para pacientes de todas as idades e pode ser usada em pessoas sedentárias ou até mesmo atletas.

6. Massoterapia

Esse recurso é um conjunto de abordagens terapêuticas com procedimentos de manipulação que estimulam a dinâmica da circulação e a mobilidade dos tecidos e segmentos.

A massoterapia pode ser utilizada para tratar inchaços, tensão, problemas de circulação, dores nas costas, etc.

7. Crioterapia

A Crioterapia é o tratamento fisioterápico que se utiliza de baixas temperaturas em determinadas regiões do corpo para tratamentos.

É mais comum de ser utilizada em tratamentos de contusões e torções.

Agora que você já sabe a importância da fisioterapia e as possibilidades de tratamento, já sabe que se precisar, a Camim estará te esperando para cuidar de você.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.