Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Ao descobrir a gravidez, a mulher passa a lidar com muitas mudanças, desde o corpo até a alimentação. E agenda de exames passa a fazer parte da rotina.  

Os principais exames na gravidez são realizados para que o obstetra acompanhe de perto a saúde da mãe e do bebê.  

São avaliados o peso da grávida, pressão arterial, batimentos cardíacos e a circunferência abdominal. Além de exames de sangue, urina, ginecológicos e ultrassonografias.  

Tais avaliações servem também para identificar qualquer alteração relacionada ao bebê ou ainda se há riscos durante a gravidez ou na hora do parto.  

 

Exames na gravidez: confira quais são os principais 

1 – Ultrassom  

Indicado para confirmar a cronologia da gestação e é muito importante para um possível diagnóstico de doenças cromossômicas ou malformações, no primeiro trimestre da gravidez. Ele será realizado em todas as etapas da gestação, de acordo com a orientação do obstetra para acompanhar o desenvolvimento e formação do bebê.  

2 – Hemograma 

Será solicitado para diagnosticar doenças infecciosas, fazer uma avaliação da tireoide e pesquisar uma possível infecção urinária ou anemia. É realizado normalmente nas 8 primeiras semanas.  

3 – Tipo sanguíneo e fator Rh 

Serve para verificar o tipo sanguíneo da mãe e o fator Rh, se é positivo ou negativo. É importante que seja feito no primeiro trimestre de gestação. Se a mãe tem fator Rh negativo e o bebê fator Rh positivo que herdou do pai, quando o sangue do bebê entrar em contato com o da mãe, o sistema imune da mãe irá produzir anticorpos contra ele 

4  Exames para identificar infecções 

Realizada a coleta de sangue para identificar Sífilis, HIV, Rubéola, Citomegalovírus, Toxoplasmose e Hepatites. São solicitados no primeiro trimestre da gravidez e repetidos no segundo ou terceiro trimestre.  

 Papanicolau 

O exame é muito importante para detectar infecções virais e alterações no colo do útero que podem afetar o futuro do bebê. Normalmente realizado no primeiro trimestre.  

6 – Glicose em jejum 

Importante para diagnosticar se há tendência de diabetes gestacional, realizada tanto no primeiro quanto no segundo trimestre da gravidez. O sangue é coletado em jejum para determinar a concentração de glicose no sangue.  

Caso o obstetra identifique uma gravidez de risco, ele pode solicitar mais exames para avaliar o nível do risco e adotar medidas preventivas para impedir possíveis complicações neste período e no parto, tanto para a mãe quanto para o bebê.  

É fundamental que a gravidez seja acompanhada pelo mesmo profissional e, se possível, os exames realizados em um único laboratório, para obterem o histórico com mais facilidade e assertividade.  

Nunca esquecendo de manter hábitos saudáveis, principalmente na gestação, para o melhor desenvolvimento do bebê.  

Evitando complicações durante os 9 meses e no pós-parto para aproveitar cada momento desta linda fase!

 

Temos excelentes ginecologistas e obstetras em nossas unidades. Faça seu pré-natal!

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.