O câncer de próstata é um dos mais assintomáticos. É o que mais afeta o gênero, depois do câncer de pele. Porém nem todo o homem manifesta a doença.
No Brasil quase 70 mil casos são estimados por ano.
O câncer de próstata é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino.
O que é Câncer de Próstata
É uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece.
É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Principais sintomas do câncer de próstata
- Dor durante a passagem da urina
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos
- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)
- Dor nos testículos
- Dor lombar, na bacia ou joelhos
- Problemas em conseguir ereção.
Na fase inicial, o câncer não apresenta sintomas tão relevantes, tem uma evolução silenciosa. Daí a importância de exames preventivos anuais.
Na doença avançada, podem ocorrer sintomas mais intensos causados pelo crescimento local do tumor com compressão da uretra prostática.
Fatores de risco para o câncer de próstata
- Envelhecimento
- Homens negros
- Casos na família
- Sobrepeso e obesidade.
Diagnóstico do câncer de próstata
1 – Toque Retal
É realizado através do toque retal. Sem dor, rápido e eficaz, realizado por um médico para avaliar as condições internas do reto e principalmente, o diagnóstico do câncer de próstata. É indicado fazer anualmente a partir dos 50 anos, mas para homens com históricos de câncer na família, é necessário começar a partir dos 45 anos.
2 – PSA
O Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA pode ser analisado através de um exame simples de sangue. É uma enzima com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do câncer de próstata.
3 – Biópsia
É realizada por um urologista, com o auxílio de uma ultrassonografia transretal para localizar a próstata. Uma agulha é inserida através da parede do reto em direção a próstata. A retirada da agulha remove uma amostra do tecido. Esse procedimento é repetido várias vezes até que se tenha amostras suficientes para enviar ao laboratório.
Tratamento do câncer de próstata
Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente. Em alguns casos, é recomendado monitoramento. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios com médico.
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura do câncer de próstata.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal pode diminuir os riscos do câncer de próstata.
Praticar no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são hábitos que ajudam em uma vida mais saudável e baixam o índice para o resultado dessa e de outras doenças.
Não tenha receio em buscar ajuda.
Tenha coragem para se cuidar!
Temos excelentes médicos para o diagnóstico e tratamento da doença em nossas unidades!
Venha fazer parte dessa família.
Planos a partir de R$72
Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.