Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

O câncer de próstata é um dos mais assintomáticos. É o que mais afeta o gênero, depois do câncer de pele. Porém nem todo o homem manifesta a doença.

No Brasil quase 70 mil casos são estimados por ano.

O câncer de próstata é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino.

O que é Câncer de Próstata

É uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece.

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual​.

Principais sintomas do câncer de próstata

  • Dor durante a passagem da urina
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)
  • Dor nos testículos
  • Dor lombar, na bacia ou joelhos
  • Problemas em conseguir ereção.

Na fase inicial, o câncer não apresenta sintomas tão relevantes, tem uma evolução silenciosa. Daí a importância de exames preventivos anuais.

Na doença avançada, podem ocorrer sintomas mais intensos causados pelo crescimento local do tumor com compressão da uretra prostática.

Fatores de risco para o câncer de próstata

  • Envelhecimento
  • Homens negros
  • Casos na família
  • Sobrepeso e obesidade.

Diagnóstico do câncer de próstata

1 – Toque Retal

É realizado através do toque retal. Sem dor, rápido e eficaz, realizado por um médico para avaliar as condições internas do reto e principalmente, o diagnóstico do câncer de próstata. É indicado fazer anualmente a partir dos 50 anos, mas para homens com históricos de câncer na família, é necessário começar a partir dos 45 anos.

2 – PSA

O Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA pode ser analisado através de um exame simples de sangue. É uma enzima com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do câncer de próstata.

3 – Biópsia

É realizada por um urologista, com o auxílio de uma ultrassonografia transretal para localizar a próstata. Uma agulha é inserida através da parede do reto em direção a próstata. A retirada da agulha remove uma amostra do tecido. Esse procedimento é repetido várias vezes até que se tenha amostras suficientes para enviar ao laboratório.

Tratamento do câncer de próstata

Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente. Em alguns casos, é recomendado monitoramento. Outros tipos são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios com médico.

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura do câncer de próstata.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal pode diminuir os riscos do câncer de próstata.

Praticar no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são hábitos que ajudam em uma vida mais saudável e baixam o índice para o resultado dessa e de outras doenças.

Não tenha receio em buscar ajuda.

Tenha coragem para se cuidar!

Temos excelentes médicos para o diagnóstico e tratamento da doença em nossas unidades!

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.