Câncer de pele: sintomas, cuidados e tratamentos
O câncer de pele é um dos mais comuns no Brasil: representa 25% dos tumores malignos diagnosticados. A maioria ocorre em decorrência do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol.
O câncer de pele ocorre devido ao crescimento anormal das células que compõe a pele e por isso podem originar diversos tipos de câncer de pele.
Os mais comuns são o melanoma. Os sintomas dele podem aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.
Já o não melanoma é o mais frequente, representa 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
Os sinais e sintomas deste câncer de pele surgem em regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço e surgem como manchas na pele que pode coçar, arder, descamar e até sangrar.
Cuidados para evitar o câncer de pele
O câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.
Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais prováveis.
Todos devemos nos proteger, aplicando filtro solar com fator de proteção 15 (no mínimo) e reaplicar de acordo com as instruções da embalagem, e ainda não esquecer de passar nas orelhas e usar um filtro solar próprio para os lábios.
Evitar exposição ao sol depois das 10h. Os raios mais saudáveis brilham antes das 10 horas e depois das 16 horas.
Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu durante a vida, maior é o risco de ter um câncer de pele.
Tratamentos para o câncer de pele
Um dos tratamentos mais indicados para o câncer de pele é a cirurgia para retirada do tumor.
O objetivo é remover o tumor, com margens livres – que significa que não há câncer na margem de cirurgia e o paciente está praticamente curado.
Para evitar mutilação, ocasionalmente outras técnicas podem ser usadas.
O médico pode indicar outros tratamentos para erradicação do câncer de pele, que variam conforme o tipo.
Evite exposição demasiada ao sol. Previna-se sempre!