Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

A vitamina D traz muitos benefícios para todos, pois ela ajuda na saúde dos ossos, sistema imunológico, saúde do coração, etc.

Existem dois tipos de vitamina D. São eles a vitamina D2, chamada de ergocalciferol e a vitamina D3, chamada de colecalficerol.

Tanto a vitamina D2 quando a D3 podem ser encontradas em alimentos ou suplementos vitamínicos.

Embora tenha o nome de vitamina, a vitamina D é considerada por muitos como um hormônio.

Isso porque estudos indicam que a vitamina D tem funções regulatórias.

Isto é, a vitamina D participa de forma ativa no funcionamento de vários órgãos e sistemas do nosso corpo.

Importância da vitamina D no organismo

A vitamina D tem uma importância enorme para os ossos.

Afinal, ela é fundamental para a absorção de cálcio, melhorando a saúde dos ossos e ajudando a controlar o metabolismo ósseo.

Por isso a ausência da vitamina D está relacionada a osteoporose.

Além da saúde dos ossos, a vitamina D tem muita importância na saúde do coração.

Pois além de ser importante na absorção de cálcio, ela também ajuda na absorção de fósforo.

Esses sais atuam na contração de todos os músculos, inclusive o coração.

Dessa forma, consumir vitamina D de maneira adequada reduz o risco de morte, inclusive para pessoas que já tenham doenças cardiovasculares.

Outra função incrível da vitamina D é que ela age como reguladora natural de inibição de células que causam câncer.

Veja quais são as principais fontes de vitamina D

  • Leite integral
  • Gema de ovo
  • Atum
  • Bife de fígado
  • Carne vermelha
  • Peixe tilápia cozido
  • Camarão assado
  • Manteiga
  • Queijo Minas Frescal.

A importância do sol para a vitamina D

O sol desempenha um importante papel no nosso organismo quando o assunto é vitamina D.

Uma vez que o sol é o principal sintetizador natural de vitamina D para o nosso organismo.

O sol emite os raios UVA e UVB, sendo os raios UVB responsáveis por sintetizar a vitamina D no nosso organismo.

Melhor maneira de tomar sol para ativar a vitamina D

Um fato interessante é que apenas 15 minutos de exposição ao sol já são o suficiente para sintetizar a vitamina D no seu corpo.

Um outro detalhe é que você nem precisa estar com seu corpo todo exposto ao sol.

Pode ser um braço, uma perna, ou as costas… o que você preferir.

Você só precisa de 15 cm de seu corpo expostos ao sol por 15 minutos.

15 cm de corpo, por 15 minutos. Assim fica fácil de lembrar, não é?

Um detalhe importante: você deve estar diretamente exposto ao sol, isso é, nada de pegar sol através do vidro de uma janela, por exemplo. Pois o vidro acaba filtrando os raios UVB e impedindo que seu corpo sintetize a vitamina D.

Portanto não deixe de ingerir alimentos fontes de vitamina D e de se expor ao sol de maneira correta.

Dessa maneira você trará vários benefícios para seu corpo.

E caso queira mais orientações de como melhorar a saúde dos seus ossos não perca tempo e marque uma consulta com o ortopedista na Camim mais próxima.

Cuide da sua saúde.

 

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