Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

A Asma é uma doença respiratória bastante comum, por isso, hoje vamos desvendá-la para que você entenda melhor sobre essa doença.

O que é a Asma?

É uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. 

Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.

Vários fatores ambientais e genéticos podem gerar ou agravar a asma. Entre os aspectos ambientais estão a exposição à poeira, aos ácaros e fungos, às variações climáticas e infecções virais. Para os fatores genético, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade, tendo em vista que pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de desencadear processos inflamatórios, como a asma.

 A doença pode ser controlada e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o tratamento. 

Quais os principais sintomas?

A asma é uma doença com sintomas bem característicos. Para um diagnóstico adequado e seguro, o ideal é procurar um profissional de saúde assim que sentir qualquer tipo de desconforto. 

Os principais sintomas são:

– Tosse seca

– Chiado no peito

– Dificuldade para respirar

– Respiração rápida e curta

– Desconforto torácico

– Ansiedade

Algumas complicações da Asma.

A asma pode desencadear uma série de processos que podem resultar em complicações, algumas graves.

As principais complicações são:
–  Capacidade reduzida de se exercitar ou fazer outras atividades.
– Insônia.
– Alterações permanentes no funcionamento dos pulmões.
– Tosse persistente.
– Dificuldade para respirar, a tal ponto que precise de ajuda (ventilação).
– Hospitalização e internação por ataques severos de asma.
– Efeitos colaterais de medicações usadas para controlar a asma

Como é feito o tratamento?

Apesar de a asma não ter cura, com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Por isso é fundamental fazer acompanhamento médico correto e constante, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida absolutamente normal. 

O objetivo do tratamento da asma é melhorar a qualidade de vida da pessoa, por meio do controle dos sintomas e pela melhora da função pulmonar. O tratamento medicamentoso é realizado junto com medidas educativas e de controle dos fatores que podem provocar a crise asmática.

A definição do tratamento é feita a partir dos sintomas, do histórico clínico e da avaliação funcional conforme cada caso. São utilizados medicamentos para alívio rápido dos sintomas e para manutenção do controle da crise. 

Em todos os casos, é preciso reduzir a exposição aos fatores desencadeantes da asma. A cada consulta, o paciente deve receber orientações para o autocuidado.

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece tratamento gratuito desde 2011 aos asmáticos por meio do Programa Farmácia Popular. 

Como prevenir a Asma?

A asma é uma inflamação dos brônquios sem uma causa aparente, mas é possível controlar as crises e até prevenir que elas aconteçam com algumas medidas simples:

– Mantenha o ambiente limpo.
– Evite acúmulo de sujeira ou poeira.
– Tome sol. A vitamina D está relacionada a uma série de doenças do aparelho imunológico, como a asma.
– Evite cheiros fortes.
– Tome a vacina da gripe.
– Não fume.
– Se agasalhe, principalmente na época de frio.
– Pratique atividades físicas regularmente.
– Tenha alimentação saudável.
– Beba bastante líquido (água).
– Mantenha o peso ideal.

Caso apresente qualquer um dos sintomas citados, é importante procurar um médico. A Camim está sempre a disposição de nossos associados. Faça uma cotação e venha ser Camim!

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.