Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

No dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Esse exame tão importante que é feito nos primeiros cinco dias de vida do bebê pode diagnosticar precocemente 6 doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas.

Importância do Teste do Pézinho

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em cinco anos, mais de 17 mil recém-nascidos foram diagnosticado com alguma doença detectável pelo Teste do Pezinho.

Essas doenças podem ser graves e precisam ser tratadas imediatamente.

Mas antes de aprendermos sobre as doenças detectadas, nós precisamos entender como o exame é feito.

Entre o 3° e o 5° dias de vida, são coletadas algumas gotas de sangue extraídas do calcanhar do bebê.

Esse sangue é encaminhado para o laboratório e então é feito o exame. Com esse exame é possível detectar doenças que não são perceptíveis ao olhar.

Fazendo o exame em recém-nascidos as chances de tratar essas doenças de forma bem sucedida aumentam muito.

Doenças detectadas no Teste do Pezinho

  • Fenilcetonúria: doença genética que pode causar retardo mental. Essa doença rara é caracterizada por defeito da enzima fenilalanina hidroxilase, que é responsável pela transformação do aminoácido fenilalanina em tirosina. Quando acontece a ausência de tirosina, o resultado pode ser retardo mental.
  • Hipotireoidismo Congênito: assim como a Fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito também pode acarretar retardo mental. A partir da segunda semana de vida, a deficiência de hormônios tireóideos pode causar uma lesão neurológica, o que pode resultar em retardo mental.
  • Anemia Falciforme: doença hereditária causada pela deformação dos glóbulos vermelhos do sangue, ela pode levar à escassez de glóbulos vermelhos saudáveis. A Anemia Falciforme pode causar infecções, dores e fadiga.
  • Hiperplasia Adrenal Congênita: é um conjunto de doenças possivelmente letais, causadas por alterações genéticas que reduzem a produção de hormônios nas glândulas adrenais e podem causar efeitos no crescimento da criança. Em meninas pode causar genitália ambígua e em meninos pode gerar o alargamento do pênis.
  • Fibrose Cística: é uma doença genética, que causa efeitos no funcionamento do pulmão, pâncreas e sistema digestivo, podendo ser letal. Ela afeta as glândulas que produzem suor, muco e sucos digestivos. É a doença genética grave mais comum na infância, atingindo cerca de 70 mil crianças em todo o mundo.
  • Deficiência da Biotinidase: é uma doença que pode causar convulsões, fraqueza muscular, queda de cabelo, acidez no sangue e baixa imunidade. A Deficiência da Biotinidase é a falta da vitamina biotina no organismo.

Como vimos realizar o teste do pezinho permite diagnosticar doenças que podem ser graves, ainda nos primeiros dias de vida.

Esse teste é direito de todos e pode ser realizado em qualquer posto do SUS.

Portanto, assim que tiver alta da maternidade não demore em realizar o teste e cuidar da saúde de seu filho.

Para cuidados contínuos, leve seu bebê regularmente ao pediatra na Camim mais próxima de você.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.