como aliviar sintoma

A sinusite é uma doença muito comum e costuma aparecer mais nessa época do ano. Vamos entender como aliviar os sintomas da sinusite.

O que é a Sinusite

A doença é caracterizada por uma inflamação na mucosa dos seios da face (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal) e não é um problema hereditário, podendo, ainda, ser classificada como sinusite aguda ou crônica.

Os sintomas são variados, desde a sensação de pressão na cabeça, até tosse e febre. É importante procurar um otorrinolaringologista, o profissional vai te ajudar a identificar e a tratar a inflamação da melhor forma possível.

Sinusite aguda ou sinusite crônica?

Na sinusite aguda, você pode sentir dor de cabeça na área do seio da face mais afetado. A intensidade da dor pode variar entre uma dor mais forte ou pontadas, pulsátil ou sensação de pressão na cabeça. Em casos como esse é comum ocorrer obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada, o que pode piorar a congestão nasal. Na crise aguda, os sintomas duram por no máximo 4 semanas.

Já na sinusite crônica, os sintomas são os mesmos da sinusite aguda, o que muda é que estes são permanentes. O que mais chama atenção nesse caso é a tosse, que é o sintoma mais comum. A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas. Ao acordar, você pode ter crise de tosse, mas ao longo do dia ela diminui de intensidade e pode até mesmo desaparecer. 

Quais são os sintomas da sinusite?

Caso esteja com sinusite você pode sentir alguns (ou todos) esses sintomas:

  1. Secreção nasal com cor;
  2. Tosse;
  3. Pressão na face;
  4. Dores de cabeça;
  5. Obstrução nasal;
  6. Febre;
  7. Cansaço;
  8. Dores musculares;
  9. Perda de apetite;
  10. Sangramento do nariz.

Como a dor de cabeça da sinusite pode ser intensa e pulsátil, ela é facilmente confundida com quadros de enxaqueca. É importante observar em qual região você está sentindo dor e se outros sintomas da enxaqueca como sensibilidade à luz, sons, movimentos, náuseas, tonturas e fadiga estão presentes.

O que causa a sinusite?

A sinusite, ou seja, a inflamação na mucosa, tem causas diversas, entre elas os agentes infecciosos. Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus.

Alguns fatores desencadeantes são:

  • Rinite Alérgica;
  • Poluição ambiental;
  • Choques térmicos;
  • Corpo estranho nasal;
  • Alterações anatômicas do nariz.

Como aliviar os sintomas?

Para saber como aliviar os sintomas, pode ser feito o uso de medicamentos e para isso é preciso consultar um especialista para saber qual a melhor indicação terapêutica medicamentosa adequada para o seu caso.

O uso de antibiótico só é indicado para o tratamento de inflamação causada por infecção bacteriana. Na sinusite crônica, em casos resistentes ao tratamento clínico com antibiótico, faz-se necessário uma intervenção cirúrgica.

Os descongestionantes tópicos podem causar uma obstrução nasal de “rebote” e provocar taquicardia e elevação da pressão arterial, quando usados por longo prazo e, por isso, não são recomendados à maioria dos casos, em especial a grávidas, crianças e idosos. 

Sempre procure orientação médica e nunca se automedique. 

Para aliviar os sintomas, é importante que você:

  • Beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia);
  • Mantenha o ambiente sempre limpo, evitando o acúmulo de poeira;
  • Evite estar em ambientes fechados com ar-condicionado, pois além de ressecar as mucosas, dificulta a eliminação da secreção e pode espalhar agentes infecciosos;
  • Lave o nariz com soro fisiológico, utilizando uma seringa ou os sprays de soro fisiológico;
  • Faça compressas quentes no rosto e durma com a cabeça elevada para ajudar na drenagem das secreções;
  • Tome banho quente e inspire o vapor que sai da água pode ajudar a fluidificar o muco que está obstruindo as vias nasais.

Solução salina em casa.

A solução salina pode ser feita facilmente em casa. Para isso, você precisa colocar 1 colher de chá de sal para cada litro de água filtrada. Essa é uma opção ao uso do soro fisiológico.

Procure a Camim e saiba como cuidar da sua saúde e como aliviar os sintomas da sinusite!

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.