Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Hoje em dia os transtornos mentais são mais do que comuns, não só no Brasil, mas em todo o mundo, o que faz com que a preocupação das pessoas quanto a saúde mental cresça a cada ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 10% da população do mundo sofre de pelo menos um transtorno mental, e a ansiedade é o principal transtorno mental entre os brasileiros, atingindo 9,3% da população, de acordo com a OMS.

O que são transtornos mentais?

Os transtornos mentais são alterações no funcionamento da mente. Esses transtornos podem impactar a cognição da pessoa, a parte emocional e também a parte comportamental. Além de causar sofrimento para a pessoa.

Os transtornos mentais trazem prejuízos para as pessoas que sofrem dessa enfermidade, atrapalhando nos estudos, no trabalho, nos relacionamentos com familiares e socialmente.

Portanto ter uma boa saúde mental é essencial para viver de maneira plena.

Transtornos mentais mais comuns

  1. Depressão

A depressão é uma condição médica que é o principal transtorno mental entre os brasileiros. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é apenas um sentimento de tristeza.

Ela provoca sintomas duradouros e intensos que alteram o comportamento e a forma como a pessoa afetada vive, deixando-a sem interesse para com as atividades do cotidiano.

Para muitas pessoas a depressão não é uma doença. Ainda existe muito preconceito cercando esse tema, o que atrapalha as pessoas que sofrem desse transtorno a procurar ajuda.

A depressão pode causar, entre outros sintomas, desânimo, falta de apetite, alterações no sono, estresse e em alguns casos pode acarretar em suicídio. Ela também está diretamente ligada a baixa qualidade de vida.

A depressão é mais comum em mulheres do que em homens, sendo diagnosticada em maior número em pessoas no fim da adolescência e no início da vida adulta.

  1. Ansiedade

O Brasil é o país mais ansioso do mundo. Parece exagero? Mas não é. A informação é da OMS, que diz que nosso país é o país com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo inteiro.

A ansiedade em si é um sentimento normal que nos prepara para enfrentar situações de estresse ou perigo. Esse sentimento é essencial para todos nós.

No caso, estamos falando do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), que diferentemente da ansiedade, é um transtorno mental.

O TAG é caracterizado por uma preocupação excessiva, desproporcional aos acontecimentos futuros.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada dura no mínimo 6 meses e pode trazer sintomas como: inquietação, dificuldade de se concentrar, irritabilidade, fadiga e tensão muscular.

Para muitas pessoas, falar em saúde mental remete diretamente a palavra ansiedade.

Esse transtorno mental atinge pessoas de todas as idades.

  1. Fobias

Primeiramente você precisa entender que fobia não é a mesma coisa que medo. O medo é um sentimento natural que faz com que nós evitemos entrar em situações que possam nos causar danos.

Já a fobia está diretamente ligada a ansiedade. A fobia é um transtorno mental que gera um sentimento de medo excessivo, assim como na TAG, é um sentimento desproporcional aos eventos que ela irá vivenciar.

É um sentimento de pavor irracional, que persiste, podendo aparecer fobias específicas mesmo sem a pessoa nunca ter enfrentado a situação que lhe causa fobia.

As fobias podem causar sintomas como taquicardia, suor excessivo, falta de ar, sensação de formigamento, dor de barriga, etc.

Existem centenas de fobias. Alguns exemplos são: claustrofobia, que é a fobia de ficar em espaços fechados; agorafobia, que é o medo de ficar sozinho em grandes espaços abertos; e a fobia social, que é quando a pessoa tem medo excessivo de ser exposta à avaliação de outras pessoas.

  1. Bipolaridade

A bipolaridade, ou transtorno bipolar é um distúrbio mental caracterizado pela mudança de humor.

É como se a pessoa alternasse entre dois polos, a depressão, que é o estágio de tristeza profunda, e a euforia, que é um estado de inquietação e atitudes impulsivas.

Mas não se engane, a pessoa não passa da euforia para a mania de uma hora para a outra. Os quadros de euforia duram no mínimo 1 semana e os quadros de depressão duram no mínimo 2 semanas, podendo durar meses.

Nos quadros de mania a pessoa toma decisões por impulsos, compra coisas que não precisa, vende pertences e em alguns momentos pode se achar a pessoa mais forte do mundo, esse comportamento é chamado de delírio.

Nos quadros de depressão a pessoa busca isolar-se de outras pessoas. Ela se sente desmotivada, entristecida, cansada e sem vontade de viver.

Esses 4 distúrbios representam os 4 principais distúrbios mentais.

É importante que você saiba que todos eles podem ser tratados com acompanhamento psicológico.

A psicologia evoluiu e continua a evoluir a passos largos todos os anos e a Camim conta com excelentes psicólogos para cuidar da sua saúde mental.

Se você se identificou com algum dos distúrbios mentais citados acima, não perca tempo, marque já uma consulta na Camim mais próxima de você e cuide da saúde da sua mente.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.