Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

A nossa saúde digestiva tem papel importantíssimo quando o assunto é a imunidade do corpo. Segundo dados da Organização Mundial de Gastroenterologia, cerca de 20% da população mundial sofre de algum problema gastrointestinal.

E você? Como classifica a sua saúde digestiva? Boa? Ruim? O que você vai ler abaixo irá te ajudar a responder essa pergunta.

Existem diversos distúrbios digestivos. Os mais comuns são: azia, dispepsia, prisão de ventre, diarreia, refluxo e gastrite.

Principais distúrbios digestivos

  •       Azia
  •       Dispepsia
  •       Prisão de ventre
  •       Diarreia
  •       Refluxo
  •       Gastrite.

Azia: também conhecida como queimação, é uma sensação que pode estar localizada somente no estômago, ou pode subir, passando pelo esôfago e chegando até a garganta. Na maioria dos casos azia é causada por refluxo.

É muito comum em pessoas que possuem sensibilidade à acidez do estômago. Normalmente quando essas pessoas se deitam após as refeições, elas têm azia.

Evite se deitar após as refeições. Espere pelo menos duas horas. Caso a azia seja constante é preciso procurar um médico, fazer exames, caracterizar as causas dessa azia e fazer uma reeducação alimentar ou até um tratamento medicamentoso. Se automedicar com antiácidos não irá curar a azia, só irá mascarar os sintomas.

Dispepsia: é a dor ou desconforto na região do abdômen. Pode ser caracterizada pela saciedade precoce – que é a sensação de estar cheio logo no início da refeição -, ou a sensação de estar excessivamente cheio após se alimentar.

Comer refeições menores e com mais frequência, mastigar bem os alimentos e evitar alimentos gordurosos podem ajudar a controlar a dispepsia.

Caso os sintomas persistam ou haja dificuldade para engolir, dor no peito e falta de ar é preciso procurar um médico o mais rápido possível para realizar exames e investigar as causas.

Prisão de ventre: também conhecida como constipação, ocorre quando a pessoa tem dificuldades e não consegue expelir fezes por pelo menos 3 dias, ou quando as fezes são duras, dolorosas e difíceis de sair. Dentre as principais causas para a prisão de ventre estão a desidratação, baixo ou nenhuma ingestão de fibras e sedentarismo.

A inclusão de alimentos ricos em fibras, consumo satisfatório de líquidos e prática de exercícios físicos regulares podem ajudar a acabar com a constipação.

Caso esteja evacuando menos de 3 vezes por semana, tenha fortes dores abdominais e esforço muito grande para defecar, você deve procurar um médico.

Diarreia: evacuações moles e constantes e que exigem urgência podem significar diarreia. Intolerância a certos tipos de alimentos, dietas líquidas, estresse ou ansiedade são as causas mais comuns.

Soro caseiro pode ajudar a evitar a desidratação. Antidiarreicos também podem ser administrados.

Caso a diarreia persista por mais de 2 dias, esteja evacuando fezes pretas e com sangue você deve imediatamente procurar um médico.

Refluxo: o refluxo gastroesofágico é causado quando o ácido do estômago ou a bile vai para o esôfago, que não está preparado para receber substâncias ácidas. Em geral causam queimação no peito.

Perder peso muitas vezes ajuda a combater o refluxo. O uso de antiácidos pode gerar um alívio momentâneo, mas em alguns casos é necessária uma medicação mais forte, receitada por um médico qualificado.

Gastrite: a gastrite é um processo inflamatório da mucosa interna do estômago. Ela pode ser causada por diferentes fatores, como: infecção, lesão, uso regular de anti-inflamatórios e consumo excessivo de álcool.

A gastrite pode causar dor na barriga, náuseas e vômito. Em alguns casos ela não apresenta sintomas.

Analgésicos e antiácidos podem aliviar temporariamente os sintomas da gastrite.  Porém, o ideal é identificar a causa da doença para que seja prescrito o tratamento adequado. E para isso você deve procurar um médico. Ele irá recomendar um exame de endoscopia e biópsia.

E então? Como você classifica sua saúde digestiva? Você sofre de alguns desses distúrbios?

Lembre-se se visitar o médico regularmente para tratar sua saúde digestiva. Mesmo se você não apresentar nenhum sintoma.

Marque já uma consulta com o gastroenterologista na Camim mais próxima e cuide da sua saúde. 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.