Existem diversos riscos em ingerir água contaminada. E já que estamos passando por uma situação complicada com relação a contaminação da água, é pertinente saber quais são os riscos em ingerir água contaminada.
Riscos em ingerir água contaminada
O consumo da água não tratada pode trazer algumas doenças e sintomas, como: diarréia, febre, hepatite A, infecções intestinais e outras.
Mas como saber se a água está contaminada?
A suspeita começa quando:
não sabemos qual a procedência da água que estamos consumindo
possui aparência suja, turva e, em vezes, até enlameada.
possui odor
possui algum gosto
tem qualquer aparência que não seja transparente.
Sinais de consumo de ingestão de água contaminada
A ingestão de água contaminada pode causar alguns sintomas, como por exemplo: febre e calafrios, dor abdominal, perda do apetite, dor de barriga, vômitos e diarréia, dentre outros.
Nesses casos, é importante que vá ao posto de saúde ou hospital para que seja identificado o que está acontecendo e, assim, iniciar o tratamento adequado. É importante evitar a automedicação.
A desidratação também é um risco ao se consumir água contaminada, então é importante que se mantenha hidratado.
Como purificar a água
Para descontaminar a água, deve-se utilizar uma solução que se chama hipoclorito de sódio, que pode ser comprado em farmácias e supermercados. Além disso, essa solução também é distribuída pelo governo.
Basta usar de 2 a 4 gotas desta solução para cada 1 litro de água e esperar, no mínimo, 30 minutos para que essa água possa ser consumida.
Outro procedimento que pode ser realizado é ferver a água por 1 minuto, mas isto não irá limpar totalmente a água, não sendo dispensado o uso do hipoclorito de sódio.
Essas duas estratégias são indicadas para purificar águas que estejam contaminadas com vírus, bactérias e coliformes fecais, essa contaminação pode ocorrer com águas de cisternas, poços artesianos, pequenos poços e em caso de contaminação com a água das chuvas,
Como sabemos estamos em crise e a CEDAE não recomenda a ingestão da água que não seja mineral, comprada em supermercados de confiança.