Resfriados em bebês: aprenda a prevenir e aliviar os sintomas

Mesmo que não seja uma enfermidade grave, o resfriado gera bastante incômodo em bebês, especialmente para os recém-nascidos.

O resfriado é uma infecção das vias respiratórias que é causada por vários tipos de vírus, como rinovírus, adenovírus e outros.

As gotículas de saliva liberadas quando alguém espirra são a forma mais comum de contágio do resfriado. Isso porque outra pessoa acaba aspirando essas gotículas que ficam no ar.

Para os pais não é nada fácil ver seu bebê com dificuldade de respirar, comer e até mesmo dormir, o que provoca noites mal dormidas para toda a família. 

A pediatra Tatiana Keller, que atende nas unidades de Anchieta, Nova Iguaçu e Nilópolis, explica quais são os principais sintomas do resfriado em bebês.

“O bebê pode apresentar tosse, olhos vermelhos, dor de garganta, nariz escorrendo e até mesmo febre baixa, mas essa não é obrigatória. Diminuição do apetite e irritabilidade também são sintomas comuns. Bebês com menos de 6 meses podem apresentar dificuldade em mamar, por causa do nariz entupido. ” Explica a doutora.

A doutora alerta para os pais ficarem atentos quanto a necessidade de o bebê ser avaliado por um profissional, para se entenda o que exatamente a enfermidade da criança.

“Em bebês com menos de 3 meses, qualquer febre ou sinal de que o bebê não está bem deve ser avaliado logo, mesmo antes de 24 horas. Bebês de até 1 ano que apresentarem dificuldade de respirar, catarro verde, tosse persistente ou cansaço, devem passar por um serviço de emergência, para avaliação clínica ou mesmo no pediatra assistente. ” Informa a pediatra.

Cuidados para prevenir o bebê do resfriado

  •       Mantenha o bebê longe de pessoas doentes
  •       Peça aos familiares e pessoas próximas que lavem bem as mãos antes de pegar o bebê no colo
  •       Manter as mãos do bebê limpas.

Lembre-se, o leite materno é um importante aliado para a saúde de seu bebê, pois através dele o bebê recebe os anticorpos da mãe.

Dicas para aliviar os sintomas do resfriado

  •       Ofereça bastante líquido para o bebê
  •       Caso o bebê tenha menos de 6 meses ele deve permanecer apenas no aleitamento materno
  •       Lave as narinas do bebê com soro fisiológico
  •       Faça aspiração nasal no bebê
  •       Deixe o bebê descansar
  •       Em caso de febre e mal-estar poderá ser administrado antitérmico, seguindo a orientação do pediatra assistente.

É importante que a mãe saiba que o resfriado em bebês é comum, especialmente no primeiro ano de vida.

Porém, é importante saber que existem diversas doenças com sintomas parecidos com o do resfriado, como a gripe.

Por isso é importante o acompanhamento médico, já que, no caso da gripe, ela pode evoluir para algo mais grave, como pneumonia, sinusite, encefalite ou miocardite.

Esteja sempre atenta a saúde do seu bebê e faça regularmente o acompanhamento com pediatra na Camim mais próxima de você.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.