Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Queimaduras de pele são problemas relativamente comuns no dia a dia. Sejam elas queimaduras provocadas pela exposição ao sol, ou por outros agentes. Com toda a certeza você já se queimou de alguma forma.

Se você nunca queimou sua pele de nenhuma maneira, considere-se sortudo. Mas e se alguém próximo ou você mesmo sofrer uma queimadura? Você saberá o que fazer?

Isso você irá aprender agora.

Antes de qualquer coisa você deve saber que existem tipos diferentes de queimaduras.

Tipos de queimaduras

  •     Primeiro Grau
  •     Segundo Grau
  •     Terceiro Grau.

Nas queimaduras de primeiro grau, que são aquelas normalmente provocadas pelo calor ou frio, apenas as camadas mais superficiais da pele.

Em geral elas provocam dor intensa vermelhidão e edema na área afetada.

Normalmente elas demoram de 3 a 7 dias para apresentar melhora, não deixando qualquer sequela.

É importante ressaltar que queimaduras de primeiro grau não provocam bolhas na pele.

Quando ocorrem queimaduras de segundo grau são formadas bolhas cheias de líquido amarelo claro. Um exemplo corriqueiro são as queimaduras provocadas pelo contato da pele com panelas quentes.

Pode ser superficial ou atingir camadas mais profundas da pele.

Em hipótese alguma você não deve nunca estourar as bolhas. Pois se você estourar, os germes existentes na pele irão infeccioná-las. Além do mais, as bolhas funcionam como curativo biológico para a queimadura, auxiliando a cicatrização.

Após a cicatrização a pele pode apresentar manchas residuais ou ter uma recuperação completa, sem qualquer mancha.

As queimaduras de terceiro grau são as mais graves. Elas provocam a destruição total da pele.

Além da pele, as queimaduras de terceiro grau podem afetar as estruturas localizadas abaixo da pele, como: gordura, músculo, tendões e ossos.

Esse tipo de queimadura é indolor, porque acaba destruindo os nervos da região afetada.

Pode causar desequilíbrio dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio e desidratação. Em muitos casos é necessário remover os tecidos necrosados, limpar a área e colocar enxertos cirurgicamente.

Como tratar queimaduras

  •       Queimaduras de primeiro grau – é necessário tomar banho com água fria ou morna e em seguida secar cuidadosamente a área queimada com uma toalha, sem esfregar a pele. Muitas pessoas costumam aplicar pomadas, manteiga ou pasta de dente. O que é altamente NÃO recomendável. Pois esses produtos podem causar alergias ou grudar na pele, prejudicando ainda mais a área afetada.
  •       Queimaduras de segundo grau – nesses casos o tratamento é abrir a torneira com água fria e deixar a água em contato com a queimadura por pelo menos 5 minutos. Em seguida cubra a região queimada com gaze ou um pano limpo.
  •       Queimaduras de terceiro grau – a exemplo do tratamento para queimaduras de segundo grau, coloque a área afetada na água corrente por pelo menos 5 minutos. Em seguida cubra a queimadura com um pano limpo e procure um pronto socorro o mais rapidamente possível.

Agora você já sabe o que fazer em casos de queimadura. Porém, lembre-se, não se automedique e em casos mais graves procure assistência médica.

Caso queira cuidar da sua pele, não pense duas vezes. Marque já uma consulta com um dermatologista na Camim mais próxima de você. 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.