puericultura

No 1° ano de vida do bebê é muito importante ter um acompanhamento mais rigoroso com o pediatra. Essas acompanhamento do bebê no pediatra no 1° ano de vida se chama puericultura.

O que é puericultura?

A consulta de puericultura visa promover a saúde do bebê, da criança e do adolescente, detectando precocemente qualquer alteração e instruindo os pais quanto à prevenção de doenças. O tempo dessas consultas é bem maior do que o normal, já que o objetivo não é apenas diagnosticar e prescrever algum medicamento, mas aproximar o pediatra da sua família, permitindo que ele conheça a dinâmica da casa e das relações familiares.

O que eu posso discutir durante essas consultas?

Absolutamente tudo o que você quiser. Principalmente no caso das mães de primeira viagem, é normal ter muitas dúvidas mesmo. Pode relatar os problemas que está tendo com a amamentação, dúvidas na hora de introduzir novos alimentos, a preocupação com a ocorrência de acidentes e como proteger a casa, quando viajar com o bebê, qual o melhor carrinho, como lidar com todas as visitas para conhecer o recém-nascido, o melhor horário pro bebê ir pra cama, o contato com os irmãos e os animais domésticos, o surgimento dos dentinhos e questionamentos sobre o desenvolvimento do bebê, entre muitos outros temas.

O que o pediatra vai querer saber?

O pediatra vai checar principalmente o desenvolvimento físico e psicomotor do bebê. Ou seja, avaliar o ganho de peso e de comprimento e conferir se as habilidades estão evoluindo como esperado.

Com que frequência o bebê deve ir ao pediatra no primeiro ano?

No primeiro mês, o bebê deve ir ao pediatra três vezes: no 5º dia de vida (em alguns casos), no 15º dia e ao completar 1 mês. Do 2º ao 6º, as consultas são mensais. Já no segundo semestre, a cada 2 meses.

Para que tantas consultas?

No primeiro ano de vida, o bebê triplica de peso, começa a falar e até dá os primeiros passinhos. São muitas mudanças em pouco tempo, então, para ter certeza de que tudo está indo bem é preciso todas essas consultas.

Parece exagero, mas a primeira infância pode influenciar o resto da vida da criança. É nessa época que o seu filho cria seus hábitos de alimentação e de sono e já ganha alguns fatores de risco para diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O acompanhamento pediátrico reduz também o risco de internações, já que doenças crônicas como cardiopatias, alergias e asma serão mais bem controladas.

Conte com a Camim para cuidar de toda a sua família. Faça uma cotação conosco. Camim, quem tem saúde é mais feliz.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.