A otite é uma inflamação que ocorre no ouvido, muito comum em crianças. Além disso, existem vários tipos de otite, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
O que é a Otite
Como dito, a otite é toda inflamação que afeta uma das regiões do ouvido (externo, médio e interno) e pode se dá por conta de alergias, ou da ação de algum vírus, bactéria ou fungo.
Pode atingir pessoas de qualquer idade e sexo, apesar disso, os tipos de otite estão relacionados a grupos específicos de risco.
Os sintomas mais comuns são dores muito fortes e tímpano avermelhado, em casos mais graves, essa inflamação no tímpano pode rompê-lo, provocando a eliminação do pus, podendo aumentar o risco da infecção se espalhar.
Em crianças pequenas, sintomas como febre, náuseas, irritação e até dificuldade para dormir são mais comuns.
Tipos de Otite
Separamos os tipos mais comuns de otite, veja abaixo:
Otite Externa
Se forma quando a infecção atinge o ouvido externo. Esse tipo de otite se forma por conta das bactérias que invadem a profundidade da pele ou devido ao acúmulo de umidade no ouvido interno, estimulando o surgimento de fungos.
Outros fatores que podem contribuir para a formação da otite externa são o acúmulo de água no ouvido, agressões ao canal auditivo com cotonetes ou até mesmo o dedo, uso excessivo de fones de ouvido.
O tratamento deste tipo de otite é feito por analgésicos e limpeza do ouvido que devem ser feitos/receitados por médicos especializados.
Otite Média
Ocorre no ouvido médio e estabelece relação direta com o nariz, é comum durante ou após resfriados, infecções respiratórias ou na garganta.
Este tipo de otite possui um grupo de risco que seriam as crianças, principalmente as que vivem com fumantes e nadadores.
Além do tratamento com analgésicos, é comum ser receitado pelo médico algum tipo de descongestionante nasal.
Otite Interna
A otite interna atinge a porção mais complexa do ouvido que é onde se encontram o labirinto e a cóclea, responsáveis pelo equilíbrio e pela audição. Infecções nessa região são consideradas muito graves. Existe possibilidade do indivíduo ter problemas de labirintite.
O tratamento é feito por meio de internação para que o médico tente controlar a infecção com tratamentos mais intensivos.
Quando a otite dura mais de 4 semanas, ela passa a ser considerada crônica, causada, principalmente pela perfuração do tímpano. Indicamos que caso tenha qualquer incômodo na região procure um médico especialista.