Uma combinação poderosa que muitas pessoas ainda desconhecem…
Para entender melhor ainda sobre esse assunto, primeiro precisamos saber exatamente o que é hipotireoidismo e porque o exercício físico pode ser uma ótima combinação.
Por mais que a glândula da tireoide seja bem pequena, ela tem uma função muito importante no nosso corpo. Ela é responsável por produzir o hormônio que regula todo o nosso metabolismo, faz a transformação da comida e bebida em energia.
Quando a pessoa tem hipotireoidismo seu metabolismo fica mais lento, causando inchaço, palpitações, fadiga, depressão, dores musculares e articulares. Tudo isso torna a pessoa mais propensa ao ganho de peso.
E como o exercício físico pode ajudar nisso?
O exercício físico além de queimar calorias, evita o ganho de peso e ajuda a combater os efeitos do metabolismo lento. Também se torna um grande estimulante para o humor, pois durante o exercício o corpo libera endorfina e outros produtos químicos que melhoram o humor.
Os melhores exercícios físicos para quem tem hipotireoidismo são:
- Flexão: caso seja muito difícil fazer no chão, faça o mesmo movimento na parede.
- Agachamentos: desça os quadris até a altura dos joelhos, como se estivesse “sentando no ar”.
- Pulldown: pegue uma barra, segure com a palma das mãos e puxe até a altura dos ombros verticalmente.
Sempre são recomendados exercícios de força e baixo impacto, pois elevam a frequência cardíaca e dos pulmões. E claro, sem sobrecarregar os músculos e as articulações, por isso são indicados e não potencializam as dores.
Caminhar também é um excelente exercício, mas precisa ver se seus joelhos e pés não ficarão inchados. Yoga e pilates são ótimos fortalecedores de músculos centrais, aliviando dores nas costas e do quadril.
Claro que os exercícios físicos não substituem a terapia hormonal. O importante é sempre realizar exames e ter sempre certeza que as taxas hormonais estão normais, para que a saúde permaneça em dia.