Faça seu cérebro se exercitar

Faça seu cérebro se exercitar

Você sabia que para levar uma vida totalmente saudável não basta apenas exercitar o corpo? É fundamental que o cérebro também seja constantemente estimulado para que não fique preguiçoso e te deixe na mão com aquele famoso “branco”, que é ocasionado pelo baixo desempenho da memória.

Atualmente, é comum realizarmos atividades cada vez mais repetitivas, por isso, é importante fazer com que o cérebro se exercite com regularidade. Assim, ele mantém a capacidade produtiva, aumenta a reserva cognitiva e os esquecimentos tendem a diminuir.

Mas o que devemos fazer para lutar contra o sedentarismo cerebral? É bem simples. Existe uma ginástica para o cérebro chamada neuróbica, constituída por vários exercícios de estimulação para os cinco sentidos e que ajuda a melhorar a concentração, a memória e a atenção.

Porém, não pense que será preciso incluir mais atividades à sua rotina. Basta apenas realizar essas atividades de maneira diferente da que você esteja acostumado. A mudança de hábitos faz o cérebro trabalhar mais e, consequentemente, ficar mais saudável.

Exercícios cerebrais

O cérebro deve ser exercitado diariamente e, para isso, basta seguir passos simples que proporcionem surpresas a ele. Veja alguns exemplos:

  1. Manter o hábito da leitura. Os livros estimulam a imaginação e ativam o cérebro;
  2. Estimular o raciocínio lógico ou analítico por meio de palavras cruzadas, xadrez e jogo dos sete erros;
  3. Mudar de lugar objetos que você usa em sua rotina;
  4. Realizar cálculos manualmente no papel;
  5. Tentar usar a mão oposta àquela que esteja acostumado;
  6. Fazer um caminho diferente daquele que você faça habitualmente para ir ao trabalho ou à faculdade.

Com a inclusão dessas e de muitas outras atividades simples no seu dia-a-dia, o seu cérebro estará sempre renovado, forte e saudável.