Existem quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. No geral, isto é determinado pela genética. O estado da pele, por sua vez, pode variar muito de acordo com fatores internos e externos do dia a dia.
Entendendo os quatro tipos de pele
Pele Normal: é aquela pele dita balanceada, ou seja, saudável. Ela não é nem muito seca, nem muito oleosa.
Pele Seca: é aquela pele que é incapaz de reter o volume necessário de água. Por causa da fata de sebo, a pele seca tem poucos lipídios que são necessários para reter a umidade e construir um escudo protetor contra influências externas.
Pele Oleosa: é a pele que possui uma alta produção de sebo.
Pele Mista: conforme o nome sugere, é uma combinação de tipos de pele.
Como identificar os tipos de pele
A pele considerada normal é aquela que possui poros finos, boa circulação sanguínea, textura aveludada, suave e lisa, transparência e frescor uniforme (cor rosada), poucas ou nenhuma mancha.
A medida que a idade vai aumentando a tendência é que a pele fique mais seca.
A pele seca tem 3 variações, desde a seca até a extremamente seca. A pele que se diz seca, apresenta leve sensação de rigidez, sensibilidade, aspereza e tem uma tonalidade mais opaca.
A muito seca possui leve descamação, aspecto áspero, sensação de rigidez e possível coceira. Já a extremamente seca, geralmente, atinge algumas áreas do corpo, como:
- Mãos
- Pés
- Cotovelos
- Joelhos
Sendo propensos a aspereza, rachaduras, calos, descamação. A pele extremamente seca é geralmente encontrada em pessoas com mais idade. Certamente, se torna também é mais sensível.
A Pele oleosa é identificada pelos poros visíveis e aumentados, brilho excessivo, pele grossa e pálida. Por isso é uma pele mais propensa a cravos e acnes.
A pele mista, por ser a mistura de mais de um tipo de pele, é caracterizada pela zona T (testa, queixo e nariz) oleosa, poros ampliados nesta área e com alguns cravos. E pele normal a seca nas bochechas e restante do rosto.