Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

O envelhecimento saudável é muito importante já que envelhecer faz parte do desenvolvimento do ser humano e a expectativa de vida tem aumentado cada vez mais.

O que é o envelhecimento Saudável?

Ele consiste na busca pela qualidade de vida, de modo que a pessoa tenha sua autonomia preservada, não só na independência física como na psíquica.

Por mais que, durante a maior idade o ser humano tende a ter algumas limitações físicas e cognitivas isso não quer dizer que ele é uma pessoa frágil ou inoperante.

Essa fase pode e deve ser curtida com muita saúde e disposição. O que devemos prestar atenção é em como está o nosso estilo de vida hoje, é ele que irá garantir ou não uma terceira idade com mais qualidade de vida.

Como conquistar o envelhecimento saudável.

Vamos a algumas dicas de como conquistar este envelhecimento saudável que tantos almejam.

Alimentação Saudável

A alimentação deve ser enriquecida com muita verdura e muita fruta. Como muitos idosos não se alimentam corretamente, é necessária a inclusão de suplementos com algum tipo de vitamina e mineral. Complexo B, C e Zinco são imprescindíveis para suprir as necessidades.

Além disso, é importante também estimular o funcionamento do intestino com iogurte e fibra, evitar a gordura animal e a saturada, aumentar o consumo de óleo de oliva e reduzir o consumo de açúcar.

É muito importante visitar um médico para saber quais vitaminas estão em menor quantidade e a melhor forma de repô-las em seu organismo. Nunca faça isso sozinho e sem ajuda de um profissional.

Atividades físicas regulares

A atividade física pode ser uma importante aliada, pois evita que o seu desempenho nas tarefas diárias seja comprometido.

A prática de exercício físico traz excelentes resultados para que o corpo reaja bem às transformações que passa com o tempo. Sem contar que os exercícios físicos elevam expectativa de vida de idosos em 5 anos.

Convívio Social

O convívio social é importante em qualquer faixa etária, principalmente na terceira idade. Busque sempre atividades novas, e pode ser sim com outras pessoas idosas. Relacionar-se com outros idosos é importante para perceber que outras pessoas também passam pelos mesmos problemas, mas que buscam soluções diferentes e que podem servir para a sua vida.

Tenha um momento de lazer

A convivência social exerce um papel determinante para a qualidade de vida. Idosos que têm grupos de amigos vivem mais e melhor, pois trocam afeto, bons sentimentos e experiências.

Um passeio no parque, uma noite de jogos ou até mesmo uma ida a um restaurante para conversar, vale tudo para se divertir e encontrar amigos.

Visite seu médico regularmente

A prevenção de doenças também é importante, pois o idoso tem mais tendência a desenvolver doenças como hipertensão e diabetes. 

Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) leva à piora o equilíbrio, por exemplo. Por isso, as visitas ao médico precisam ser mais frequentes na terceira idade. 

Lembre-se!

Para envelhecer bem, é fundamental para o idoso manter-se ativo, física e psicologicamente.

Hoje em dia, há uma ampliação de serviços que permitem que eles possam manter o seu corpo em forma com programas diferenciados em academias, o cérebro ativo com cursos direcionados para a melhor idade e muito mais. Essas atividades trazem uma melhora em dois aspectos: autoestima e capacidade cognitiva, com mais atenção, mais memória.

Chegar à velhice não significa que você vai ficar parada, sedentária ou até mesmo sem graça. São muitas as formas para garantir o bem-estar e a alegria de viver. Basta que cada um encontre a sua.

A Camim está sempre ao seu lado para garantir um envelhecimento saudável e protegido. Faça sua cotação e conte conosco, estamos com você!

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.