Como prevenir uma crise de ansiedade

Existe uma diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade, logo nem todo mundo que é ansioso tem um distúrbio.

O que é ansiedade?

Diversas situações testam nosso sistema nervoso. Segundo a OMS, 33% da população global sofre com ansiedade, e o Brasil está sempre dentro dessas listas.

Ao se sentir ansiosa, a pessoa cria mecanismos para enfrentar o que está por vir, se preparando melhor para aquela situação. Logo, é natural sentir ansiedade e ela funciona como uma forma de defesa do corpo.

Seus sintomas mais comuns são: dificuldades para dormir, dificuldades de concentração e pensar muito sobre o evento antecipadamente.

Transtorno de Ansiedade

O TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) é caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, de difícil controle e persistente.
Nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional e prejudica a qualidade de vida do indivíduo, afetando o desempenho familiar, social e profissional.

Quando a ansiedade ultrapassa esse patamar normal e aceitável, você começa a ter sintomas físicos. Este transtorno pode afetar pessoas de todas as idades.

Sintomas

Os sintomas mais graves do TAG são:
Taquicardia
Tremor
Suor
Falta de ar
Problemas no aparelho digestivo
Desenvolvimento de alergias

Em geral, as pessoas não conseguem controlar essas reações, mesmo sabendo que não há motivos para se preocupar de maneira tão intensa.

Como controlar uma crise de ansiedade

Acredita-se que a prevenção da crise de ansiedade generalizada está diretamente ligada a hábitos saudáveis. Veja algumas práticas que ajudam a prevenir crises de ansiedade:
realizar exercícios físicos regulares
evitar o uso de aparelhos eletrônicos em excesso
ter uma boa noite de sono
ter uma boa alimentação saudável

Procure um especialista caso necessário, nunca use da automedicação.