Você com certeza sabe que deve tomar muito cuidado em relação a água que você bebe. Mas você tem o mesmo cuidado com a água que entra em contato com a sua pele?
Leptospirose e hepatite A são algumas das principais doenças que podem ser transmitidas em decorrência das chuvas.
Se você não costuma se preocupar quando está na rua e de repente pisa em alguma possa de água, valas ou etc. vou lhe mostrar bons motivos para você mudar de ideia.
Existem diversas doenças infectocontagiosas que podem se propagar em virtude do contato da água com a sua pele, o que aumenta consideravelmente com as chuvas.
Áreas que possuem incidência de enchentes, alagamentos, transbordamento de rios e valões de esgoto representam um grande perigo para a sua saúde.
Isso porque diversas bactérias e vírus que são prejudiciais à sua saúde estão presentes em locais como esses.
Principais doenças causadas por causa da chuva
- Leptospirose
Causada por uma bactéria chamada Leptospira Interrogans, a leptospirose é uma doença que tem como agente transmissor o rato. O contágio é feito a partir do contato da pele com a urina do rato, o que é comum em águas de enchentes. Cerca de 20% das pessoas que contraem essa doença morrem, o que é um índice considerado alto. Entre seus sintomas estão olhos amarelados, febre alta, diarreia, náusea e dores nas articulações.
- Hepatite A
Transmitida via oral-fecal, a hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA. Sua contaminação se dá através do consumo de água ou alimentos contaminados, o que é comum em épocas chuvosas. A hepatite A é uma doença que pode ser curada naturalmente através de descanso e reidratação. Dentre seus principais sintomas estão dores nos músculos e articulações, fadiga, náusea ou vômito e perda de apetite.
- Dengue
Bastante conhecida pelo brasileiro, a dengue é uma doença que possui aumento no número de enfermos em épocas de chuvas. A umidade, a chuva e o calor propiciam um ambiente perfeito para a procriação do mosquito Aedes Aegypti. Dentre seus principais sintomas estão as dores abdominais, indisposição, manchas vermelhas na pele, dores de cabeça e febre alta.
Por sorte existem meios de evitar e se prevenir dessas doenças.
São cuidados simples que todos nós devemos ter para que a nossa saúde e a das pessoas a nossa volta não seja afetada.
Cuidados importantes que devemos ter com a chuva
- Use sempre sapatos fechados em épocas de chuvas
- Procure não pisar em poças de água, principalmente as próximas de lixeiras e bueiros
- Evite beber água em que a qualidade da mesma é duvidosa
- Lave bem os alimentos, especialmente frutas, legumes e verduras
- Fique atento aos focos de água parada, procure eliminar todos eles
- Esteja sempre com um guarda-chuva.
Agora que você recebeu a informação necessária não há desculpa para não se cuidar. A saúde deve estar sempre em primeiro lugar!