Brincadeiras para crianças: aprenda a se divertir em casa durante a quarentena

Com a paralisação das aulas por causa do coronavírus, milhões de crianças estão sem poder sair de casa. Com isso, muitas vezes o tédio parece inevitável. Mas e se eu te mostrar formas de tornar o período de quarentena divertido sem precisar sair de casa?

E o melhor: sem precisar de internet e podendo colocar a família toda para brincar junta, reforçando ainda mais a união familiar.

Existem diversas brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa. E o principal atrativo é que você só precisa de itens que você já tem em casa.

E aí, vamos aprender algumas brincadeiras?

  • Adedonha

Você vai precisar de um papel e uma caneta para cada jogador. Vire a folha na horizontal e separe em colunas cada categoria. As categorias são objeto, nome, animal, comida, lugar e total. Os participantes falam “a-de-doooo-nha”, e juntos mostram as mãos. Cada jogador mostra quantos dedos desejar, e é contado o número de dedos como se estivesse contando as letras do alfabeto. Exemplo: 1 = A, 2 = B, 3 = C…

Após estar definida a letra, os participantes precisam preencher todas as categorias usando a letra definida como inicial. Se a letra for F todas as categorias precisam ser preenchidas tendo palavras que se iniciem com a letra F. O primeiro a preencher todas as categorias grita “stop”. E então é feita a contagem de pontos. A cada item preenchido corretamente soma-se 10 pontos. Se dois ou mais participantes escreveram o mesmo item em uma categoria será somado 5 pontos para cada, e ao final escreve-se a soma dos pontos na categoria “total”. Você pode escolher quantas rodadas jogar e ao fim, vence quem fizer mais pontos no total.

  • Detetive

Primeiro é necessário escolher de onde a investigação começará. Pode ser de um sequestro, uma morte ou um roubo de algo valioso. Em seguida crie uma lista de suspeitos, escrevendo em um papel uma lista com 8 possíveis culpados, onde o verdadeiro culpa obrigatoriamente deverá estar. Para cada suspeito escreva o nome, uma profissão, idade e características físicas, como cor dos olhos, altura, peso e etc., e um motivo para esse suspeito ter cometido o crime. Essa lista ficará com as crianças, para que elas risquem os que forem considerados inocentes

durante o jogo. Em seguida crie 7 enigmas, onde cada enigma inocenta um dos suspeitos. Cada enigma deverá ser escrito em um pedaço de papel e escondido em locais diferentes da casa. Os enigmas podem ser cartas anônimas, charadas, adivinhas e etc. Leve as crianças para procurar os enigmas na ordem certa. Por exemplo, se o enigma 1 está no banheiro, leve todas para lá até que ele seja achado. Se o enigma 2 foi escondido no quarto faça o mesmo. Repita isso até que todos os 7 enigmas sejam encontrados e reste apenas um suspeito: o culpado. Ao fim dos enigmas apenas o culpado não será riscado da lista das crianças. Então você parabeniza as crianças pelo sucesso da investigação e explique rapidamente o porquê de o culpado cometer tal crime.

  • Mímica

Muito divertido de se brincar, o jogo de mímica é muito fácil e pode ser praticado por poucas ou muitas pessoas. Basta escrever em um papel uma ação, objeto, animal, ação e etc., dobrar esses papéis e coloca-los em um pote. Cada um dos participantes deverá retirar um papel e representar o que está escrito através de mimica. As outras pessoas devem adivinhar o que está sendo encenado. Pode se dividir os participantes em grupos e o grupo que acertar primeiro vence. No fim o grupo que mais acertou será o grupo vencedor.

  • Caça ao tesouro

Essa brincadeira é uma excelente escolha para passar o tempo e ainda manter as crianças em movimento. Primeiramente escolha um baú do tesouro. Uma caixa de sapatos é uma boa opção. Você pode rechear a caixa com doces para tornar a busca ainda mais interessante. Em seguida escreva charadas e enigmas em pedaços de papel, seguindo uma ordem onde cada enigma leva para outra pista do local onde o tesouro está escondido. Por exemplo: “o que tem dentes e cabeça, mas não é bicho e nem gente”? E então onde fica guardado o alho deverá ter outra pista direcionando com outra charada ou enigma. As crianças deverão desvendar todas as pistas até que o tesouro seja encontrado e a brincadeira chegue ao fim. Após encontrarem o baú, as crianças ficam com o que estiver dentro do baú, como recompensa pelo esforço e por terem desvendado todas as pistas.

Pronto, agora que você já sabe como se divertir sem sair de casa, não há mais desculpa para ficar entediado. Envolva sua família e todos os que estiverem em casa e brinque junto. A diversão é ainda maior quando todos participam. Dessa forma iremos enfrentar o período de quarentena com muita diversão.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.