Alimentação Saudável: alimentos que enganam

Alimentação Saudável: alimentos que enganam

Manter uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para nosso corpo além de proporcionar bem-estar.

Dicas para ter uma alimentação saudável

A alimentação saudável é fundamental para manter o organismo funcionando bem, evitar doenças e manter o corpo em equilíbrio.

Para que isso aconteça, é importante tomar alguns cuidados, como:

-preferir alimentos frescos
-evitar temperos industrializados
-evitar carnes embutidas
- evitar produtos com alto índice de sódio

Uma dica legal é substituir os lanchinhos industrializados por frutas e oleaginosas (castanhas e nozes, por exemplo), o consumo desses são recomendados para manter a energia.

Outra dica, é ler a embalagem dos produtos que serão consumidos, além de pesquisar a composição do mesmo.

É importante ter atenção nessas informações que vem no rótulo pois muitos alimentos considerados saudáveis, na verdade, estão cheios de sódio, corantes, açúcar, conservantes e gorduras saturadas. É o caso dos sucos de caixinha, barrinhas de cereais, peito de peru, bolachas integrais e temperos prontos.

Vale ressaltar também, que os ingredientes que aparecem primeiro nos rótulos dos produtos são os que estão presentes em maior quantidade.

De acordo com a OMS, a quantidade de açúcar livre não deve passar de 10% do consumo diário de energia de uma pessoa. E, além disso, novos estudos demonstram que a redução para menos de 5% proporciona benefícios ainda maiores para a saúde.

Obesidade

A obesidade é uma das principais complicações da falta de alimentação saudável. Ela é caracterizada pelo excesso de gordura corporal e é considerada fator de risco para doenças cardiovasculares, depressão, hipertensão, diabetes e outras.

Adotando uma mudança de estilo de vida, tendo uma alimentação saudável e equilibrada, se exercitando e com ajuda de um profissional, é possível se manter no peso ideal e com a saúde em dia.