Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Alergias são bastante comuns. Se você não possui nenhuma, certamente conhece alguém que sofra com algum tipo.

Mas você sabe quais são os tipos mais comuns de alergia e como tratá-las? Isso é o que nós iremos aprender agora.

Existem 4 tipos de alergia que são os mais recorrentes.

Tipos mais comuns de alergias

Rinite

É sem dúvida uma alergia muito frequente para muitos brasileiros. As estruturas dentro do nariz captam odores, poeiras ou outras substâncias indesejadas, criando uma alergia na cavidade nasal, onde começa a produção de líquido, obstruindo a respiração e provocando um inchaço na mucosa nasal. Em geral a rinite causa coriza, espirros, alteração do olfato, obstrução e coceira.

Como tratar: é importante diminuir a presença de agentes que causam alergia, tais como: animais, tapetes empoeirados, cortinas, paredes com infiltração e etc. Em diversos casos, ao eliminar os agentes causadores da alergia, o paciente passa a ter pouquíssimos ou nenhum caso de rinite.

Alergia alimentar

Podendo chegar a casos graves, a alergia alimentar ocorre quando algum determinado alimento provoca uma reação do sistema imunológico, provocando incômodos como nariz entupido, dor abdominal e etc., ou até mesmo sintomas mais graves e fatais, como uma reação anafilática. Essa reação pode causar uma grave inflamação na garganta, obstruindo a respiração e causando a morte.

Como tratar: o tratamento para alergia alimentar depende da gravidade do caso. Normalmente são administrados medicamentos compostos por anti-histamínicos ou com corticoides. Em casos mais graves pode ser necessária aplicação de uma injeção de adrenalina, ou até mesmo uma máscara de oxigênio para auxiliar na respiração.

Eczema

Alergia causada pelo contato da pele com alguma substância que pode causar irritação e, consequentemente, uma reação alérgica. Comumente provocada por metais como alumínio e cromo, a eczema é mais comum em adultos, embora possa afetar pessoas de qualquer idade. Seus principais sintomas são: erupções vermelhas na área de contato com a substância e coceira.

Como tratar: Seu tratamento é muito simples: basta evitar o contato com o agente causador da alergia. Em alguns casos específicos pode ser necessário o uso de corticoides

Urticária

Podendo ser causada por diversos fatores diferentes, a urticária é uma irritação na pele que pode resultar em manchas avermelhadas e pápulas que causam coceira. Picadas de insetos, ácaros, pólen, e até mesmo frio ou calor excessivos podem causar urticária.

Como tratar: é possível que a urticária desapareça sem que haja a necessidade de um tratamento, porém, em alguns casos os medicamentos anti-histamínicos são utilizados para aliviar os sintomas.

Agora que você conhece as principais alergias e aprendeu como tratá-las, os casos de alergia para você e seus familiares serão bem menos desagradáveis.

Mas lembre-se, em alguns casos é necessária a assistência de um profissional. Em casos como esse não perca tempo e procure a clínica da Camim mais próxima de você.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.