Alergia e Intolerância a Lactose: qual a diferença?

Alergia e Intolerância a Lactose: qual a diferença?

A Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV) é diferente da Intolerância a Lactose e tem tratamentos diferentes.

Diferença entre Alergia e Intolerância a Lactose

A alergia é uma reação do sistema imunológico à proteína do leite de vaca, também conhecida como APLV. Já a intolerância é a dificuldade do organismo em digerir e absorver o açúcar do leite (lactose) devido à diminuição ou ausência da enzima que digere a lactose.

O diagnóstico da APLV é feito pelo médico, associando alguns sintomas à ingestão do alimento, junto com alguns exames e um teste de provocação oral. O diagnóstico da intolerância a lactose também é feito pelo médico, por meio da observação dos sintomas associado à ingestão do alimento com lactose. Podem ser solicitados alguns exames específicos para confirmar o diagnóstico.

Quais são os sinais e sintomas

Na APLV (alergia) podem aparecer um ou mais sintomas, como: vômitos, cólicas, diarreia ou prisão de ventre, refluxo, dermatite atópica, asma, baixo ganho de peso e mais. Esses sintomas podem ocorrer um minuto ou dias após a ingestão do leite de vaca ou de seus derivados.

Por sua vez, na intolerância a lactose, os sintomas são somente intestinais, ou seja, podem ocorrer gases, cólicas, diarreias, distensão abdominal (inchaço). Esses sintomas ocorrer minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca.

Em que idade é mais comum?

A APLV, ou seja, alergia ao leite de vaca é mais comum em crianças, especialmente em bebês. É raro um adulto ter alergia à proteína do leite de vaca.

A intolerância a lactose, ao contrário, é mais comum em adultos e idosos. E pode também ser uma consequência de casos de diarreia prolongada ou doenças inflamatórias intestinais, nesses casos, a intolerância costuma ser temporária.