Antes de mais nada, você sabe quais são os exames que toda mulher deve fazer durante a vida? O corpo da mulher muda muito conforme o tempo passa, sendo determinados cuidados requisitados periodicamente.
Nesse sentido, trouxemos 7 exames que toda mulher deve fazer.
1 – Colesterol e triglicerídeos
Os exames de colesterol e triglicerídeos medem as taxas de HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim), VLDL (lipoproteínas de baixa densidade) e triglicerídeos na corrente sanguínea.
Em síntese, observando uma possível elevação no risco de problemas cardiovasculares, como o infarto, a formação de placas nos vasos e o acidente vascular cerebral.
2 – Densitometria óssea
O exame de Densitometria óssea é um método de diagnóstico para a osteoporose e osteopenia. Se dá pelo processo do paciente se deitar em uma maca que logo passa por uma máquina que usa de radiação para realizar o exame.
Dessa forma sendo recomendado a realização periódica a partir dos 50 anos para evitar a fraqueza e consequente quebra dos ossos.
3 – Eletrocardiograma
Já para identificar atividades estranhas no coração, o eletrocardiograma realiza a reprodução gráfica da atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento.
Portanto identificado possíveis males como bloqueios nas artérias, alterações no ritmo do coração, defeitos nas válvulas, entre outros.
4 – Glicemia
O exame de glicemia serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea. Para a realização do teste glicêmico a paciente deverá fazer um jejum de 8 a 12 horas, ir a um laboratório e participar da coleta de sangue.
Como resultado, o teste glicêmico pode evitar possíveis danos aos olhos, rins e nervos, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças como derrames vasculares e infarto agudo do miocárdio.
5 – Mamografia
Este exame tem por finalidade examinar por imagem o tecido mamário. É realizado com a ajuda do mamógrafo, um aparelho que tira o raio-x da mama.
Com este exame é possível identificar nódulos que podem se transformar em câncer e assim, poder tratá-los antecipadamente.
Os especialistas recomendam a realização do exame de mamografia bianualmente a partir dos 50 anos ou menos para mulheres com histórico familiar.
6 – Papanicolau
Com o exame de Papanicolau é possível diagnosticar algumas doenças sexualmente transmissíveis, como tricomoníase e HPV, lesões pré-cancerosas e câncer de colo de útero.
O exame Papanicolau é recomendado para mulheres anualmente a partir do início da vida sexual e por isso é chamado muitas vezes por preventivo. Trata-se da raspagem do colo do útero para a coleta de células que serão analisadas em laboratório.
7 – Ultrassonografia Transvaginal
A ultrassonografia transvaginal é indicada para procurar alterações que possam ser notadas durante o exame, identificar miomas e tumores e avaliar a ovulação, confirmar a gravidez ou determinar o melhor momento para realizar a inseminação em mulheres em tratamento para engravidar.
Este exame envolve a inserção de uma sonda no canal vaginal, permitindo a avaliação do útero, ovários e trompas de falópio.
Este não é um exame de rotina e pode ser solicitado pelo ginecologista por diversos motivos dependendo da fase de vida da mulher.