Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua import√Ęncia

Em primeiro lugar, para entender o porquê da pele ficar oleosa, é necessário identificar uma pele assim. 

Dessa forma, uma pele é oleosa quando tem brilho intenso, traz sensação pegajosa, tem tendência maior à acne, poros dilatados ou irregulares, ou formação de cravos e espinhas.

Embora seja natural, alguns fatores podem afet√°-la, causando excesso de sebo no rosto.

Para garantir uma pele saud√°vel e evitar a secre√ß√£o de sebo causada pelas gl√Ęndulas seb√°ceas do rosto, precisamos estar atentos a alguns fatores.¬†

O que pode estar mantendo sua pele oleosa?

1 РUma alimentação não saudável 

Da mesma forma que uma alimentação não saudável afeta outros órgãos do corpo, também afeta a pele. 

Acima de tudo, alimentos processados ‚Äč‚Äčque cont√™m muito sal, gordura e alimentos ricos em a√ß√ļcar podem causar a secre√ß√£o de mais sebo, tornando a pele do rosto mais oleosa.

Por outro lado, alimentos que cont√©m vitaminas e antioxidantes ajudam muito, garantindo sua sa√ļde e beleza.

2 – Utilizar produtos inadequados

A princípio, cada rosto necessita de elementos específicos para as suas necessidades. Na maioria dos casos, o mesmo produto não é adequado para pessoas com o rosto oleoso. 

Portanto, você deve ter cuidado com os produtos que compra, pois cuidar da pele oleosa muitas vezes não é nada parecido com o processo de cuidar de pessoas com pele seca.

3 РMuito sol 

Quando voc√™ leva muito sol no rosto, as gl√Ęndulas seb√°ceas aumentam a sua atividade para se protegerem dos raios solares, causando assim um aumento de sebo.¬†

Quanto mais exposto à luz solar, mais o sebo aumenta na pele. O que fica perceptível em dias mais quentes. 

4 РDesequilíbrio hormonal 

Sobretudo as mulheres passam por uma s√©rie de altera√ß√Ķes hormonais ao longo da vida, como menstrua√ß√£o, gravidez e menopausa.

Isso pode provocar altera√ß√Ķes na oleosidade da pele, que pode ser agravada ou reduzida em determinados momentos.

5 – Calor X Frio

A oleosidade da pele não tem a ver com a temperatura da água. O que pode acontecer é que nos dias mais quentes os lipídios da pele tenham uma viscosidade diferente e fiquem mais brilhantes.

Combinado com o suor, a pele pode ficar  mais oleosa. Isso  demonstra  o  quanto  o  meio ambiente  afeta  a  aparência  da  nossa  pele.

Quando  está  frio,  os lipídios  tendem  a  emulsionar  menos  na  pele, tornando-a  um  pouco  mais  opaca.

Eu tenho pele oleosa, e agora?

Antes de mais nada, √©¬† de¬† extrema¬† import√Ęncia¬† a¬† confirma√ß√£o¬† desse¬† diagn√≥stico¬† com¬† um¬† especialista¬† da¬† √°rea, um dermatologista.¬†

Aplique produtos para pele oleosa recomendados por dermatologistas antes de dormir, uma skincare noturna é o melhor começo para uma pele saudável.