Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Em primeiro lugar, para entender o porquê da pele ficar oleosa, é necessário identificar uma pele assim. 

Dessa forma, uma pele é oleosa quando tem brilho intenso, traz sensação pegajosa, tem tendência maior à acne, poros dilatados ou irregulares, ou formação de cravos e espinhas.

Embora seja natural, alguns fatores podem afetá-la, causando excesso de sebo no rosto.

Para garantir uma pele saudável e evitar a secreção de sebo causada pelas glândulas sebáceas do rosto, precisamos estar atentos a alguns fatores. 

O que pode estar mantendo sua pele oleosa?

1 – Uma alimentação não saudável 

Da mesma forma que uma alimentação não saudável afeta outros órgãos do corpo, também afeta a pele. 

Acima de tudo, alimentos processados ​​que contêm muito sal, gordura e alimentos ricos em açúcar podem causar a secreção de mais sebo, tornando a pele do rosto mais oleosa.

Por outro lado, alimentos que contém vitaminas e antioxidantes ajudam muito, garantindo sua saúde e beleza.

2 – Utilizar produtos inadequados

A princípio, cada rosto necessita de elementos específicos para as suas necessidades. Na maioria dos casos, o mesmo produto não é adequado para pessoas com o rosto oleoso. 

Portanto, você deve ter cuidado com os produtos que compra, pois cuidar da pele oleosa muitas vezes não é nada parecido com o processo de cuidar de pessoas com pele seca.

3 – Muito sol 

Quando você leva muito sol no rosto, as glândulas sebáceas aumentam a sua atividade para se protegerem dos raios solares, causando assim um aumento de sebo. 

Quanto mais exposto à luz solar, mais o sebo aumenta na pele. O que fica perceptível em dias mais quentes. 

4 – Desequilíbrio hormonal 

Sobretudo as mulheres passam por uma série de alterações hormonais ao longo da vida, como menstruação, gravidez e menopausa.

Isso pode provocar alterações na oleosidade da pele, que pode ser agravada ou reduzida em determinados momentos.

5 – Calor X Frio

A oleosidade da pele não tem a ver com a temperatura da água. O que pode acontecer é que nos dias mais quentes os lipídios da pele tenham uma viscosidade diferente e fiquem mais brilhantes.

Combinado com o suor, a pele pode ficar  mais oleosa. Isso  demonstra  o  quanto  o  meio ambiente  afeta  a  aparência  da  nossa  pele.

Quando  está  frio,  os lipídios  tendem  a  emulsionar  menos  na  pele, tornando-a  um  pouco  mais  opaca.

Eu tenho pele oleosa, e agora?

Antes de mais nada, é  de  extrema  importância  a  confirmação  desse  diagnóstico  com  um  especialista  da  área, um dermatologista. 

Aplique produtos para pele oleosa recomendados por dermatologistas antes de dormir, uma skincare noturna é o melhor começo para uma pele saudável.