Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita.
Esse problema de saúde geralmente surge como uma forma de lidar com os afetos negativos e é comum que a pessoa não consiga se controlar.
A compulsão alimentar é mais frequente em pessoas que têm obsessão pela imagem do seu corpo, por aquelas que estão passando por um momento de estresse ou tiveram algum trauma emocional e apresentam baixa autoestima.
É um transtorno que tem cura, especialmente quando identificada e tratada juntamente logo no início e sempre com apoio de um psicólogo e orientação nutricional.
Sintomas da Compulsão Alimentar
- Comer exageradamente
- Comer mesmo sem fome
- Ter dificuldade em parar de comer
- Pode ou não haver sensação de culpa após o “assalto” à geladeira ou dispensa
- Comer alimentos estranhos como arroz cru, um pote de manteiga, feijão gelado com queijo e etc
- Comer Rápido.
O indivíduo compulsivo num momento de “ataque” pode ingerir mais de 10 mil calorias num curto espaço de tempo, quando deveria comer em média 1200 calorias por dia.
Quanto mais cedo for detectada e diagnosticada a compulsão alimentar, o tratamento poderá ter mais êxito.
A pessoa precisar saber que é necessário algum tempo para que ele comece a fazer efeito.
O tratamento pode incluir sessões de terapia, bem como uso de medicamentos, mas sempre sob orientação médica, como a de um nutricionista.
Exercícios também são bem-vindos no tratamento e agregam ao resultado satisfatório.
A compulsão alimentar tem cura. Cuide sempre da saúde do corpo e da mente para uma vida equilibrada, feliz e de sucesso!