Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Como tratar o refluxo em bebês

O refluxo em bebês pode acontecer devido à imaturidade do trato gastrointestinal superior ou quando o bebê tem alguma dificuldade de digestão.

O refluxo em bebê recém-nascido não deve ser considerado uma situação preocupante quando a quantidade é pequena e acontece apenas após a mamada.

Porém, quando o refluxo acontece várias vezes, em grande quantidade e muito tempo depois da mamada, pode comprometer o desenvolvimento do bebê.

O diagnóstico normalmente é dado pelo pediatra mesmo em consultório na consulta de rotina, os sintomas podem deixar claro porém alguns exames de imagem podem ser solicitados.

Vale ressaltar que o refluxo gastroesofágico pode ser apenas um sintoma de problemas mais complexos, como a hiperlactação ou mesmo a alergia alimentar.

Nesses casos, o controle com medicamentos pode não ser suficiente para deter o problema.

Como tratar o refluxo do bebê:

É importante manter os cuidados em casa, como posição para amamentação, alimentar várias vezes por dia mas em quantidades menores e deitar o bebê com a barriga para cima.

No caso do refluxo fisiológico, os pais podem ser orientados a não vestir o bebê com roupas que apertem suas barrigas e a usar um travesseiro antirrefluxo abaixo do colchão para manter a cabeceira elevada.

Durante as mamadas, o pediatra poderá ensinar a posição ideal. Após a amamentação, manter o bebê em posição vertical também pode ser indicado.

O médico deve ser sempre consultado para saber qual é o tratamento ideal para o bebê.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.