Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Antes de mais nada, é preciso compreender melhor o que é a retenção de líquidos para poder entender como evitar. 

A retenção de líquidos é quando as cavidades do corpo acumulam líquidos causando inchaço em algumas partes como rosto, abdômen, pés, pernas, braços e costas.

Assim como o inchaço, ela também pode ser notada pela falta de ida ao banheiro, com urina escura amarelada. 

A retenção de líquidos pode causar desconforto, como também, em casos mais graves, vermelhidões na pele, falta de ar e dores no peito. Procure um médico nestes casos! 

Principais motivos 

A retenção de líquidos pode ocorrer, principalmente, devido aos maus hábitos de estilo de vida ou doenças pré-existentes como diabetes, insuficiência renal e hipertensão. 

Com maus hábitos de estilo de vida entende-se, neste caso, como o consumo excessivo de sódio, pouco ou nenhum consumo de água e o sedentarismo. 

Como evitar a retenção de líquidos 

Seja inimigo do sódio

Alimentos ricos em sódio são por muitas vezes os responsáveis pela retenção de líquidos. E não se engane, não é apenas o sal, alimentos ultraprocessados também contém sódio. Dê preferência a verduras, legumes, grãos ou frutas. 

Beba água

Por incrível que pareça, beber água evita a retenção de líquidos, isso porque quando o nosso corpo percebe que não estamos bebendo água o suficiente, ele a armazena causando inchaço e consequente desconforto. 

Beba pelo menos 8 copos de água por dia em diferentes horários. 

Evite o uso de diuréticos 

Medicamentos diuréticos ajudam na limpeza dos rins agindo contra o sódio, porém, com o uso sem prescrição médica, pode causar perda de nutrientes, desidratação, problemas cardíacos e até o desequilíbrio da pressão arterial. 

Evite o uso de diuréticos. 

Mantenha o corpo em movimento

Os seres humanos não foram feitos para ficar parados e por isso, manter uma rotina sedentária acaba por nos tornar mais propensos a retenção de líquidos. A prática de exercícios físicos ao menos 3 vezes por semana ajuda a evitar problemas como obesidade, diabetes, dores nas articulações e o colesterol alto. 

Sessões de drenagem linfática

Bem como os exercícios físicos, a massagem de drenagem linfática estimula o sistema linfático, ajudando a filtrar e reduzir o excesso de líquidos nas células, órgãos e tecidos. Esta massagem é realizada por especialistas massoterapeutas levando em conta a necessidade de cada paciente.