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 A prisão de ventre, ou constipação, é uma condição onde existe dificuldade persistente de evacuar. Aqui você verá 5 dicas para evitar a prisão de ventre. 

O que é prisão de ventre 

Cada pessoa possui um ritmo diferente em relação a evacuação. Pode ser que seu intestino funcione com menos frequência do que outra pessoa. 

Mas isso não significa necessariamente que você sofra constipação 

É caracterizado um quadro de prisão de ventre quando uma pessoa evacua duas ou menos vezes em uma semana. 

Normalmente a média de evacuações deve ficar entre 3 e 12 vezes em uma semana. 

Outros aspectos comuns da prisão de ventre são: evacuação de fezes pequenas e ressecadas, não conseguir evacuar mesmo quando se tem vontade e dor e desconforto ao tentar evacuar. 

É importante que você saiba que a prisão de ventre não é uma doença, e sim uma condição que você pode tratar e até evitar com pequenas mudanças. 

Causas da constipação 

As principais causas do intestino preso são: dieta pobre em ingestão de fibras, baixa ingestão de líquidos, sedentarismo, alto consumo de proteína animal e alimentos industrializados. 

Algumas mudanças de rotina também podem colaborar para o intestino preso. 

Estresse, depressão e ansiedade podem modificar o funcionamento do intestino, além do uso de medicamentos que causam alterações neurológicas e metabólicas. 

Uma situação que pode causar a prisão de ventre é passar dias fora da própria casa, uma vez que muitas pessoas só conseguem evacuar no banheiro de casa. 

 

Como evitar a prisão de ventre 

1. Beba bastante água 

Beber bastante água elimina as chances de desidratação, que é uma das causas da constipação, além de manter as fezes menos densas. 

O ideal é que você beba 2 litros de água por dia. 

2.Coma frutas regularmente 

Frutas são ótimas para soltar o intestino. Pois elas são ricas em fibras, substância que ajudam a manter o intestino funcionando bem. 

Mamão, ameixa, abacate, banana, pera são ótimas frutas para evitar a prisão de ventre. 

3. Não prenda quando tiver vontade de ir ao banheiro 

O funcionamento regular do intestino pode ser comprometido toda vez que você não atende ao chamado de evacuar.  

4. Pratique exercícios físicos regularmente 

A prática de exercícios físicos regulares gera movimentos no intestino grosso, o que acaba ajudando a evitar a prisão de ventre. 

5. Procure cuidar da saúde da mente 

Mente sã, corpo são. Esse ditado se encaixa perfeitamente quando se trata da saúde do intestino. 

Busque cuidar da mente, evite situações de estresse e tente controlar a ansiedade para melhorar sua saúde de forma geral e evitar a constipação. 

Caso a constipação persista mesmo após mudanças na rotina, é importante que você procure um gastroenterologista na Camim mais próxima. 

Cuide da sua saúde! 

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