Mamografia: Por que ela é tão importante?

Dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. Embora a mamografia seja um exame considerado simples e que salve milhares de vidas todos os anos, ainda existe grande resistência por parte de muitas mulheres para com esse exame.

A mamografia é basicamente um raio x das mamas. A mama é colocada entre duas placas e então a máquina emite os raios x que criam a imagem radiológica.

O exame é importantíssimo, pois através dele é possível detectar microcalcificações, que são a forma mais comum de câncer de mama.

Essas microcalcificações não são perceptíveis nem mesmo na ressonância magnética.

A mamografia deve ser realizada uma vez por ano por todas as mulheres a partir do ano em que completam 40 anos.

O mastologista Mirko Andrei, que atende na Camim de Nova Iguaçu, ressalta a importância de se realizar o exame de mamografia.

“Fazer mamografia anualmente é muito importante, porque se a mamografia detecta o câncer em estágio inicial o tratamento é bem menos agressivo, a probabilidade de se resolver apenas com uma cirurgia é enorme, sem precisar de quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e ainda tem mais chances de cura. ” Informa o médico.

Em famílias que já possuam algum caso de câncer de mama, é necessário que todas as mulheres da família comecem a fazer o exame 5 anos antes de alcançar a idade em que a familiar foi diagnosticada com a doença.

Por exemplo, se seu familiar foi diagnosticado com câncer de mama aos 40 anos de idade, é necessário que você comece a realizar o exame aos 35 anos e que sempre o faça uma vez por ano.

Vale ressaltar que o câncer de mama, durante seu estágio inicial, não causa dor. Fazendo com que muitas mulheres se equivoquem, achando que não precisam realizar o exame.

Para o doutor Mirko Andrei, o medo que muitas mulheres têm de fazer o exame de mamografia pode causar sérias consequências.

“Existem mulheres que têm medo de fazer mamografia e o câncer se alastra e fica grande, enchendo a mama de feridas, sangrando, deformada. Muitas senhoras de 50, 60 anos para cima não compreendem a importância da mamografia. Elas se afastam, e quando resolvem procurar ajuda médica a situação já está muito ruim.  E aí será preciso um tratamento bem mais agressivo e demorado. “ Lamenta o médico.

É importante que as mulheres não façam a mamografia durante o período menstrual, pois como as mamas ficam mais inchadas e sensíveis, o exame pode ser bem mais desagradável.

Informações importantes sobre a mamografia

  •       Realizar o exame uma vez por ano ao completar 40 anos
  •       Se o exame detectar o câncer em período inicial, o tratamento será bem menos agressivo, menos demorado e com grandes chances de cura
  •       Não fazer o exame durante o período menstrual por causa da sensibilidade das mamas
  •       A radiação do exame não causa danos à saúde da mulher
  •       Mulheres com prótese de silicone podem fazer mamografia
  •       O autoexame não dispensa a mamografia.

Agora que você tem todas essas informações não deixe que o medo ou teimosia interfira na sua saúde. Alerte as mulheres da sua família sobre a importância da mamografia.

E não se esqueça, associados Camim tem 50% de desconto no valor do da mamografia. Não se esqueça de realizar o exame uma vez por ano e estar sempre prevenida.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.