Você já teve insolação? Conhece alguém que já teve?
A insolação é uma condição bem séria apresentada quando a pessoa tem um excesso de exposição ao sol ou calor intenso, fazendo com que o corpo ultrapasse os 40ºC. A transpiração falha e assim o corpo não consegue resfriar.
Essa condição pode ser fatal, por isso precisa ir ao médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Isso evita tanto o óbito como as complicações que podem aparecer, como: danos no cérebro, coração, rins e músculos.
As principais causas ligadas a insolação são: passa muito tempo exposto ao sol sem protetor solar, praticar atividades físicas que causam esgotamento e enfraquecimento físico, excesso de roupas no calor e ficar sem se hidratar por muito tempo.
Tudo isso pode causar:
- Dores de cabeça
- Náusea
- Tontura
- Confusão mental
- Distúrbios visuais
- Pele quente e seca
- Temperatura elevada
Caso aconteça, os primeiros passos são tentar resfriar a pessoa. Tanto fazer compressas geladas ou borrifar água gelada delicadamente pelo corpo inteiro da pessoa.
Após realizar esse procedimento, leve a pessoa diretamente para o hospital. Para que tenha um diagnóstico completo e correto. São feitos alguns exames na hora que a pessoa der entrada, hemograma e exame de urina normalmente são os primeiros.
Para tratar a insolação, é indicada uma hidratação intensa e sempre o resfriamento do corpo.
O mais importante é prevenir e o que podemos fazer é:
- Evitar ficar na sol das 10h até as 16h.
- Usar roupas leves, que não fiquem apertadas e que sejam claras.
- Usar protetor solar.
- Beba muito líquido e ter cuidado com bebidas alcoólicas por causarem desidratação.
- Ingerir muito líquido enquanto pratica atividade física.
- Evitar ficar muito tempo dentro do carro no calor.
- Consumir alimentos leves, frutas e verduras.
Quando chega o verão, os índices de ocorrência de insolação aumentam muito. Muitas pessoas não conhecem e não sabem os cuidados que precisam ter, por isso siga o que eu disse. É realmente muito importante se prevenir do pior.
O calor do Rio de Janeiro é realmente muito forte e por isso o cuidado precisa ser redobrado, passando protetor solar todos os dias. Não só pela insolação, mas pelo câncer de pele também.