Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Na nossa constante busca pela saúde, estamos sempre procurando ajuda especializada para nos atender. Mas você sabe exatamente qual especialidade deve procurar quando precisa?

Quando o assunto é o peso, devo procurar um nutricionista ou um endocrinologista?

Existe muita confusão a respeito desse tema. Inclusive há quem ache que as duas especialidades são a mesma coisa. O que você irá ver aqui que não é verdade.

Na verdade a nutrição e a endocrinologia são especialidades completamente diferentes.

Nutricionista

O nutricionista é um profissional de saúde que estuda os alimentos e os efeitos produzidos por eles em nosso organismo.

Ele pode elaborar planos alimentares personalizados, de acordo com o paciente, esses planos são baseados em um diagnóstico nutricional.

O nutricionista é um profissional cada vez mais requisitado, já que a obesidade no Brasil cresceu 67,8% entre 2006 e 2018, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde.

Endocrinologista

O endocrinologista é o médico que estuda as glândulas endócrinas e os hormônios por elas produzidos.

Ele é responsável por estudar alterações metabólicas e distúrbios decorrentes da deficiência ou do excesso hormonal.

São diversas as doenças tratadas pelo endocrinologista, mas em geral as principais são: obesidade, diabetes e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tireoide, nas glândulas suprarrenais, no pâncreas e nas gônadas.

Papel do nutricionista em relação à obesidade

Cabe ao nutricionista elaborar uma reeducação alimentar para a pessoa que se encontra em estado de obesidade. Além de encorajar e tirar dúvidas do paciente em relação à alimentação.

Adaptações no cardápio são dúvidas recorrentes para pessoas que fazem dietas e o nutricionista é o profissional mais qualificado para orientar o paciente em relação a essas alterações.

O nutricionista irá fazer com que o paciente entenda a relação entre consumo de calorias e alterações no peso.

Papel do endocrinologista em relação à obesidade

O endocrinologista é indispensável para a realização do acompanhamento do paciente obeso durante o processo de emagrecimento.

É o endocrinologista que irá avaliar se há uma causa para o ganho de peso e os riscos que isso traz para a saúde do paciente.

Será levado em consideração pelo endocrinologista o histórico de obesidade na família do paciente, além de tratar alguma patologia relacionada à obesidade que o paciente possa já estar sofrendo.

O ideal para o tratamento de pessoas que sofram de obesidade é o chamado tratamento multidisciplinar, que conta com atuação conjunta do endocrinologista, nutricionista, profissional de educação física e um psicólogo.

Dessa forma o paciente receberá a assistência necessária para alcançar seus objetivos e melhorar sua saúde.

Agora que você já entendeu qual a função que cada um desempenha, você pode procurar a ajuda necessária para você. Não perca tempo. Cuide da sua saúde!

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

 

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$68

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.