Check up: entenda pra que servem os principais exames e qual sua importância

Você sabia que fazer o check up de tempos em tempos pode ajudar você a ter uma vida mais longa e melhor?

Diagnosticar enfermidades em seu estágio inicial e prevenir você de diversas doenças são benefícios que o check up, quando realizado periodicamente, pode trazer para a sua vida.

Mas afinal, o que é o check up? O check up é uma bateria de exames estipulados pelo seu médico que serve para que diversos aspectos da sua saúde sejam avaliados.

É importante salientar que os exames solicitados no check up dependem do paciente. O médico solicita os exames levando em consideração estágio atual da saúde do paciente, histórico de doenças na família e etc.

Em geral deve-se começar a fazer o check up aos 40 anos de idade, tanto homens quanto para mulheres.

Exames do check up para ambos os sexos

  •       Hemograma: serve para avaliar diferentes elementos do sangue, identificando riscos de problema no fígado, hipertensão arterial, se o paciente tem anemia, e outras doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas.
  •       Glicose: é um exame que serve para medir a taxa de açúcar no sangue do paciente. Possibilita diagnosticar se a pessoa tem diabetes.
  •       Colesterol total: também conhecido como lipidograma, ele serve para mostrar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Através desse exame é possível determinar o risco de obstrução das artérias por formação de placas de gordura.
  •       Eletrocardiograma: serve para registrar os batimentos do coração, com ele é possível detectar arritmia, infarto, aumento de cavidades cardíacas e outras enfermidades.
  •       Raio x do tórax: permite o diagnóstico de diversas doenças como pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica e outros problemas.

Para mulheres, além dos exames citados acima, existem alguns exames importantes para a prevenção e manutenção da saúde feminina.

Principais exames de check up para mulheres

  •       Papanicolau: ajuda a prevenir e tratar o HPV. Quando realizado periodicamente evita que a paciente desenvolva câncer de colo de útero.
  •       Ultrassom transvaginal: permite detectar cistos de ovário, pólipo endometrial e mioma.
  •       Mamografia: permite detectar microcalcificações na mama, permitindo prevenir o câncer de mama.
  •       Densitometria óssea: é recomendado para mulheres que já passaram pela menopausa. Ele é importante para detectar osteoporose.

Os homens também precisam fazer exames específicos, especialmente os mais velhos, principalmente em virtude de possíveis problemas na próstata.

Principais exames de check up para homens

  •       Exame de próstata: permite que se detecte o câncer de próstata em estágio inicial, possibilitando um tratamento menos agressivo e aumentando as chances de cura.
  •       Dosagem de testosterona: serve para acompanhar a evolução hormonal do paciente e principalmente os níveis de testosterona.
  •       Ultrassonografia do trato urinário: permite detectar a existência de alterações na bexiga, ureteres e rins.

O histórico de doenças familiares deve ser levado em consideração pelo médico ao definir quais exames serão solicitados.

Em pacientes que possuem casos de câncer ou doenças cardíacas na família, os exames solicitados irão monitorar a possibilidade de o paciente apresentar tais enfermidades.

A história de vida do paciente também será levada em consideração. Pois o médico usará essas informações para detectar quais riscos e a quais doenças o paciente está propenso. Por isso o check up sempre é personalizado.

A assiduidade do exame também será definida pelo médico. Existem casos onde o médico recomenda os exames anualmente, ou uma vez a cada dois anos.

Em todos os casos é importante manter seu acompanhamento médico em dia. Isso fará com que você viva mais e com maior qualidade de vida.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.

Venha fazer parte dessa família.

Planos a partir de R$72

 

Tenha o melhor custo beneficio. Simule aqui o valor do seu plano.