Em relação a saúde emocional, os benefícios da dança liberam  endorfina, que melhora o humor e a autoestima.

Os benefícios da dança podem contribuir não só para melhorar o condicionamento físico como também o emocional.

A prática de atividades físicas proporciona diversos benefícios para o bom funcionamento do organismo, principalmente quando associada a uma dieta saudável e à hidratação.

Para a saúde física também,  a dança além de tudo, melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade, trabalhando membros, como:

  • Coxas
  • Glúteos
  • Pernas
  • Abdômen
  • Braços

Certamente, um dos principais benefícios da dança como atividade física é o prazer que ela proporciona.

A dança é um jeito alegre, descontraído e divertido de gastar calorias, por isso, quem pratica esse exercício não percebe o tempo passar mesmo quando a aula mistura exercícios aeróbicos com a coreografia.

Uma vez que, o melhor da dança é que a pessoa trabalha o corpo se divertindo.

Benefícios da dança para a saúde

Tipos de dança

Existem vários tipos e estilos de dança para praticar no dia a dia. Portanto, escolha a que mais combine com seu estilo.

Zumba
Uma das mais conhecidas quando o quesito é queimar calorias, é inspirada em coreografias latinas.

É um ritmo bastante animado e trabalha tanto as pernas, quanto os braços e os glúteos.

Ballet Fitness
Muito popular hoje em dia, combina o Ballet Clássico com movimentos fitness, trabalhando com o peso do próprio corpo. Essa categoria ajuda:

  • Queimar calorias
  • Aumentar a oxidação de gordura
  • Melhorar a postura
  • Alongar os músculos
  • Diversos outros benefícios

Pular também é dança
Com o auxílio de uma cama elástica, pule no ritmo das músicas mais animadas.

Esse exercício fará com que a sua resistência aumente e o condicionamento cardiovascular também.

Com quem eu vou?

Ter companhia para dançar, consequentemente, aumenta o seu comprometimento com a regularidade do exercício físico.

Um ótimo incentivo para fazer aulas de dança é ter a companhia de um(a) amigo(a) ou um familiar.

Como vocês terão muitos assuntos em comum, o tempo passará mais rápido e você nem vai perceber que ficou por algumas horas dançando.

Outra opção de companhia para a dança a dois é levar seu(sua) namorado(a) para praticar com você.

Independente da companhia que você escolher para praticar dança a dois, a principal vantagem é a motivação que a companhia te dá para continuar a atividade e não desistir no primeiro dia de preguiça pois quando um desanima, o outro anima, se ajudando e encorajando mutuamente.