A hora da refeição é sagrada

A hora da refeição é sagrada

Você consegue se lembrar da sua última refeição, o sabor que ela tinha, o cheiro e a textura do tipo de alimento que comeu? Se a sua resposta for negativa, é um sinal claro de que você não prestou a atenção devida à sua refeição, por estar focado em outras atividades.

O modo como você come e o local onde come podem levar ao excesso, já que o cérebro demora aproximadamente 20 minutos para registrar o sentimento de saciedade. É por isso que comer rápido e sem prestar atenção na quantidade pode te levar a ingerir mais do que você realmente precisa.

Além disso, algumas pesquisas mostraram que se alimentar enquanto digita ou dirigi diminui o processo de digestão e o corpo deixa de absorver dos alimentos os nutrientes adequados.

Ao se alimentar com mais calma e dando a atenção necessária a sua refeição, você estará colaborando para melhorar possíveis transtornos alimentares, como a compulsão, e os sintomas de ansiedade e depressão.

Então, para comer mais consciente, separamos algumas dicas muito legais para te ajudar a mudar de hábito e ter mais saúde:

  • Coma mais lentamente e com atenção a cada mordida;
  • Dê sempre preferência a alimentos saudáveis;
  • Observe e aprecie as cores, os cheiros e sabores da sua comida;
  • Descubra a real necessidade do seu corpo de comer mais e saiba o momento de parar;
  • Valorize as refeições em família e aproveite cada minuto;
  • Não utilize o celular ou outros aparelhos eletrônicos durante o ator de se alimentar.

Seguindo essas orientações simples, você vai conseguir sentir a mudança positiva que ocorre no seu organismo quando se alimenta de forma correta.