Viva bem apesar da diabetes!

Viva bem apesar da diabetes!

O Brasil é um dos países do mundo com a maior quantidade de pessoas diabéticas. A doença crônica, que atinge mais de 13 milhões de brasileiros, impede que o corpo produza um hormônio chamado insulina ou faz com que não consiga empregar de forma correta a insulina que produz. Este hormônio é extremamente importante, porque controla a quantidade de glicose no sangue.

Portadores de diabetes precisam seguir uma rotina para conseguirem gerenciar de maneira adequada a taxa de glicemia. Dessa forma, reduzem muito os riscos de desenvolver complicações.

Existem dois tipos de diabetes e o tratamento varia entre medicamentos ministrados por via oral ou aplicação de insulina por via injetável, no caso de pacientes insulinodependentes.

Porém, mesmo com os mitos que rondam a doença, é totalmente possível levar uma vida saudável e ativa. Veja dicas de como viver bem apesar da diabetes:

  • Siga uma dieta alimentar balanceada
  • Pratique exercícios físicos regularmente
  • Controle a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicérides
  • Não ingira bebidas alcóolicas em excesso e de estômago vazio
  • Evite se estressar

Além destes cuidados básicos, é fundamental realizar exames periodicamente e ter o acompanhamento de médicos especialistas.