Saiba como se prevenir de doenças comuns do outono

Saiba como se prevenir de doenças comuns do outono

O outono finalmente chegou e trouxe com ele temperaturas mais baixas e mudanças no tempo. Devido a isso, as pessoas tendem a ficar mais próximas e em locais fechados, o que acaba possibilitando a disseminação de infecções transmitidas pelo ar. 

Entre as principais doenças que costumam ocorrer nesta época do ano, estão a gripe e o resfriado, que habitualmente são confundidas. A primeira é ocasionada pelo vírus influenza, enquanto os resfriados são causados por diversos tipos de vírus, como o rinovírus. A gripe é muito contagiosa, podendo ser transmitida pela fala, tosse ou espirro. Já o resfriado é propagado por contato físico e, também, pelo ar.

O que devemos fazer para nos prevenir contra os males trazidos pelo outono?

A melhor forma para se defender da gripe é por meio da vacinação. Apesar da vacina não ser 100% eficaz, ajuda a garantir que os sintomas da doença fiquem mais brandos. A imunização deve ser anual, já que o vírus influenza sofre pequenas mutações.

Existem ainda vacinas que protegem contra pneumonias, otites e meningites. Além disso, recomenda-se evitar aglomerações e locais pouco arejados durante as estações frias do ano.

O ressecamento das vias respiratórias pode causar inflamações e diminuir a produção de secreções com anticorpos, por isso, o ideal manter-se bastante hidratado e ingerir muito líquido. Também é necessário ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios fora dos horários em que há mais poluição atmosférica.

Em casos de alergias, aconselha-se procurar um médico para realizar um tratamento preventivo.