Por que o Pediatra é importante?

Por que o Pediatra é importante?

O pediatra é o médico mais capacitado e qualificado para entender toda a complexidade e as nuances que envolvem as fases da vida de um indivíduo do nascimento até os 19 anos de idade. 

Desse modo, esses especialistas assistem seus pacientes e seus familiares com técnica e humanidade, respeitando suas características e peculiaridades, estimulando o autocuidado, a resiliência e a capacidade crítica para reflexão.

Importante destacar que não há fórmula única para o adequado acolhimento dessa população. Na consulta pediátrica, o médico muda de atitude, a depender da idade do paciente. Uma consulta de um recém-nascido é diferente da de um pré-escolar e da de um adolescente. 

Por isso, o pediatra precisa estar a par e conhecer os interesses e habilidades das diferentes faixas etárias. Para tanto, é necessário sensibilidade e dedicação para realizar a comunicação adequada com o paciente e seus familiares. 

Ele é responsável pelo cuidado dos pacientes não só para tratar as doenças, mas também para preveni-los e orientá-los na busca de práticas de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física, leitura e estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais.  

Além dos cuidados com a saúde, os pediatras também têm papel fundamental no suporte ao aleitamento materno, na adesão às campanhas de vacinação, na prevenção de acidentes, na prevenção à obesidade e aos sintomas da violência, bem como na defesa de políticas e ações do Governo com foco na população pediátrica. 

Toda criança e adolescente deve ter um pediatra que o conheça e o acompanhe nos seus processos de crescimento e desenvolvimento! É importante ouvir o que eles têm a dizer nas consultas, tirar com eles todas as dúvidas sobre o que se relaciona à saúde dos mais jovens e seguir suas recomendações. 

Nós temos pediatras prontos para atender às necessidades do seu filho!

Compartilhe esse texto para que seus amigos possam entender a importância do acompanhamento pediátrico.