Pedale para o seu bem-estar

Pedale para o seu bem-estar

Introduzir atividades físicas no cotidiano e manter uma dieta equilibrada são hábitos essenciais para manter a saúde em dia e passar longe das doenças. Andar de bicicleta é uma dessas atividades que trazem diversos benefícios para o corpo e para a mente por ajudar a prevenir o aumento do colesterol, a obesidade e a hipertensão.

O ciclismo também é uma atividade aeróbica que trabalha o equilíbrio e a confiança, colabora para o relaxamento e tem grande relevância no combate ao estresse. Além disso, sendo praticado na medida certa e com bom senso, ele quase não apresenta restrições por parte dos especialistas.

Uma das únicas precauções que devem ser tomadas é em relação ao joelho, já que alguns indivíduos possuem tendinite ou alguma outra condição muscular, nos ossos ou nas articulações que podem prejudicá-los na hora de pedalar. Nesses casos, é importante procurar um ortopedista para saber qual exercício físico é o mais indicado.

A bicicleta sendo utilizada apenas como meio de transporte já traz grandes vantagens para a saúde porque as pessoas que fazem uso dela acabam ganhando bem-estar, ficam com mais fôlego e têm mais disposição para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades rotineiras. Também é possível ressaltar que a bike é um transporte totalmente sustentável e ecológico por não fazer uso de combustíveis fósseis.

Exercitar-se com a bicicleta ao ar livre é algo muito prazeroso, divertido e que estimula a coordenação, a parte motora e a reação. Porém, lembre-se sempre para os cuidados necessários para evitar qualquer risco. Tente não passar por lugares com muito fluxo de veículos e planeje com antecedência o seu caminho de ida e volta.

Pedalar aumenta muito a qualidade de vida, portanto, opte por acrescentar essa atividade no seu dia-a-dia. Mas, se for andar de bicicleta na rua, nunca esqueça de utilizar capacete e outros itens de segurança para se proteger de qualquer acidente.