Hidrate-se: beba mais água.

Hidrate-se: beba mais água.

Não há uma quantidade ideal de água a ser ingerida, para saber o quanto de água você deve beber é necessário levar em consideração fatores como idade, peso, quantidade de atividade física que realiza, clima e temperatura de onde vive.

E quando se fala em água, não conta apenas a água pura, mas aquela contida em alimentos, chás e sucos.

Beba mais água durante o dia

Em nosso corpo e cérebro há diversos sensores que provocam sede e nos fazem consumir líquidos sempre que a ingestão de água não for suficiente para repor a água que utilizamos ou eliminamos. Por isso, é fundamental atentar-se para os primeiros sinais de sede e satisfazer essa necessidade logo que possível.

Não é saudável substituir a ingestão de água por bebidas como refrigerantes e bebidas açucaradas. Principalmente quando se é criança.

Como tomar mais água?

Veja algumas dicas para ajudar quem não gosta ou tem dificuldade de beber água:

▪ Beba água temperada

Para quem não é muito fã do gosto da água, a água “temperada” ou aromatizada com rodelas de limão ou folhas de hortelã é a melhor opção. Para dar sabor, pode-se usar também abacaxi, canela em pau, gengibre, e diversas outras opções

▪ Ande com uma garrafinha

Ter sempre uma garrafinha de água fresca a disposição facilita com que se lembre de ingerir mais água.

▪ Tome mais chá e café

Faz parte da cultura alimentar do brasileiro o consumo de café e chá, que são boas fontes de líquido. Entretanto, neste caso, convém não adicionar açúcar ou, pelo menos, reduzir a quantidade ao mínimo.

▪ Coma mais frutas e verduras

A maioria dos alimentos in natura têm alto conteúdo de água. O leite e a maior parte das frutas contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Após o cozimento, macarrão, batata ou mandioca têm cerca de 70% de água. Um prato de feijão com arroz é constituído de dois terços de água. Quando a alimentação é baseada nesses alimentos e preparações, é usual que forneçam cerca de metade da água que precisamos ingerir ao dia.

▪ Tome um copo antes das refeições

Antes do café da manhã, dos lanches, do almoço e do jantar, tome um copo de água. Essa é uma estratégia indicada para os esquecidos, que assim podem garantir a ingestão de alguns copos de água por dia.

▪ Conte com a ajuda dos aplicativos

Para facilitar a vida de quem esquece de beber água ao longo do dia, uma outra opção é baixar aplicativos de celular que enviam avisos sonoros ou lembretes, e também ajudam a controlar a quantidade de água ingerida diariamente.