Deus ajuda a quem cedo madruga? Nem sempre!

Deus ajuda a quem cedo madruga? Nem sempre!

É muito comum ouvirmos falar que acordar cedo faz bem para a saúde e deixa o dia mais produtivo. Ditados populares antigos, como “Deus ajuda a quem cedo madruga”, são altamente propagados na sociedade e reforçam esta visão. Mas será que esse argumento está mesmo correto?

Para algumas pessoas esse estilo de vida pode até funcionar, mas para outras costuma ser contraproducente. Neste caso, é necessário encontrar a rotina que melhor se encaixe na sua vida. Além disso, saiba que a dificuldade para acordar cedo pode estar ligada aos seus genes.

 

Existem indivíduos que são biologicamente inclinados a se sentirem mais dispostos pela manhã, enquanto outros apresentam mais produtividade à tarde ou à noite. Então, não tente sabotar o seu pico de desempenho, a menos que precise cumprir obrigações do dia-a-dia, como o horário de trabalho ou outros compromissos pessoais importantes.

Para manter a saúde em dia é fundamental ter uma noite completa de sono, procurando dormir a mesma quantidade de horas diariamente e deitando sempre no mesmo horário. Isto se torna ainda mais importante se você não tiver opção e precisar acordar cedo todos os dias. Assim, você fugirá dos sintomas da privação de sono, incluindo falta de concentração, aumento de peso, mau humor, ansiedade e riscos de doenças cardíacas.

O segredo para manter a vida saudável é sempre conhecer a fundo as necessidades do seu corpo e seguir conselhos de profissionais especializados no assunto.