Dermatite: o que é e quais são as causas.

Dermatite: o que é e quais são as causas.

O que é a dermatite e quais as suas causas? Vamos descobrir agora tudo sobre essa doença de pele.

A Dermatite

A dermatite é uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e até bolhas, ela não é transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal. Pode surgir em qualquer idade e atingir qualquer parte do corpo.

A doença tem cura e seu tratamento é feito, na maioria das vezes, por remédios e cremes prescritos por um dermatologista.

Tipos de Dermatite

Existem alguns tipos de dermatite, e por mais que tenham algumas semelhanças é importante saber qual seu tipo para tratar de forma correta.

Dermatite de Contato

A dermatite de contato existe em dois tipos: a alérgica e a irritativa.

A alérgica é quando há uma alergia ou sensibilidade a alguma substância que pode desencadear o surgimento da mesma. Os sintomas costumam aparecer entre 1 a 2 dias após o contato com o agente causador da alergia. No geral, a coceira é um dos primeiros sintomas.

Já a dermatite de contato irritante é a mais comum e ocorre quando há irritação da pele após o contato com produtos químicos, ácidos, detergentes e etc. Alguns dos sintomas são dor, ardência e coceira.

Dermatite Seborréica

É uma inflamação que causa vermelhidão e escamação na pele. É uma dermatite que muitas vezes é crônica e, por isso, apresenta períodos de melhora e piora dos sintomas.

Dermatite Atópica

Esse é o tipo mais comum e é de caráter crônico. Nos bebês, costuma aparecer nas regiões externas dos braços e pernas. Já em crianças e adultos, costuma aparecer nas dobras do corpo, como joelho e cotovelo.

Causas da Dermatite

Pode surgir por diversos motivos, seja genético, emocional ou por conta de algum agente externo (como o clima frio e a oleosidade da pele).

As causa estão associadas ao tipo de dermatite, logo o tratamento é específico para cada, sendo necessária a ajuda de um dermatologista para acompanhamento.