Cuidados importantes para ter durante a gestação

Cuidados importantes para ter durante a gestação

Para as mulheres que se tornarão mães é extremamente importante ter determinados cuidados durante a gravidez mas, também, antes da concepção, já que todas que desejam engravidar devem consultar seu ginecologista para realizar exames pré-concepcionais.

Além disso, é o profissional da saúde quem indicará uma possível necessidade de suplementação de vitaminas e nutrientes no organismo, como ácido fólico, que é indicado para evitar más-formações no tubo neural da criança.

Uma boa alimentação também colabora para que a mãe e o bebê se mantenham sadios durante o tempo gestacional. Dê preferência a um cardápio variado com proteínas, vitaminas do complexo B (encontradas em tomate e brócolis, por exemplo), ferro (presente em leguminosas, como feijão e grão-de-bico), cálcio (presente no leite e seus derivados), grãos e cereais. Preste ainda bastante atenção se os alimentos estão bem cozidos e as frutas lavadas.

Listamos algumas outras precauções essenciais para as mamães terem durante a gravidez. Confira:

  • Faça o pré-natal corretamente.

Ir regularmente ao ginecologista e realizar todos os exames e imunizações necessárias é crucial durante a gravidez. Entre os exames importantes do pré-natal, destacam-se hemograma, glicemia, tipo sanguíneo e fator RH, HIV, rubéola, toxoplasmose, sífilis, Hepatite B e C, Papanicolau e ultrassom.

  • Cancele o uso de tabaco na gestação e durante a amamentação.

Mulheres que desejam ter filhos devem abolir o uso de tabaco das suas rotinas antes mesmo da concepção até o fim da amamentação. A nicotina e outras substâncias do cigarro colaboram para o aparecimento de graves problemas à saúde do bebê, além de poder gerar aborto e problemas no desenvolvimento.

  • Pratique atividades físicas.

Exercícios físicos contribuem para aliviar incômodos da gestação, porém, existem atividades adequadas para cada gestante. Geralmente, os exercícios leves como caminhadas, natação e hidroginástica são indicados pelos médicos.

  • Não tome bebidas alcoólicas.

 Se você está planejando engravidar e já sabe que está esperando um bebê, pare totalmente de ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. A exposição do embrião/feto ao álcool nos primeiros meses aumenta as chances de aborto, parto prematuro e baixo ganho de peso. Além disso, a criança pode ter distúrbios de aprendizado e problemas sócio-comportamentais.